22 de outubro de 2018

Como separar finanças pessoais e empresariais

Por Adetec Lins

Empreendedores precisam fazer essa separação, que pode influenciar diretamente no sucesso do negócio

 

Um dos grandes problemas de gestão de empresas é quando empreendedores misturam as finanças particulares com as da empresa. Em muitos casos, acabam lesando o negócio por investimentos pessoais ou mesmo, o contrário, lesando o patrimônio particular em detrimento da empresa. Essas atitudes acabam impactando na gestão do negócio e na vida particular.

 

Quando isso acontece, as finanças acabam se tornando uma “bola de neve” que o empresário não consegue mais sair, pois, o ganho mensal irá começar a ficar instável. Assim, perde-se o controle do que é pessoal e o que faz parte da empresa. Nessas situações, o sucesso do negócio pode ficar comprometido. Por isso, a ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), em Lins, apresenta algumas dicas para você aprender a separar as finanças pessoais e empresariais. Tome nota!

 

- Tenha contas bancárias separadas: muitas pessoas acreditam que empresas de pequeno porte não precisam ter uma conta bancária e deixa ela junto da conta pessoal. No entanto, essa atitude não é recomendada. Mesmo empresas de pequeno porte precisam ter uma conta bancária, assim pagamentos e todo o controle financeiro pode ser feito por ela. Além disso, ter contas distintas é o primeiro passo para fazer uma separação correta das finanças pessoais das empresariais.

 

- Faça planejamento financeiro pessoal e da empresa: com planejamento, é possível colocar metas e objetivos. Além disso, o planejamento evita surpresas desagradáveis e permite destinar cada dinheiro para seus fins corretos. Com isso, você irá evitar levar despesas domésticas para a empresa e vice-versa.

 

- Estipule seu pagamento mensal:  se você fosse pagar um funcionário na sua posição, quanto pagaria? Faça essa pergunta e a resposta deve ser como o seu salário mensal, esse salário se chama pró-labore. Dessa forma, o lucro da empresa poderá ser revertido nela mesma e assim irá crescer.

 

- Economize em casa e na empresa: não é porque a empresa está lucrando que você deve gastar tudo sem planejamento. Saiba economizar em casa e na empresa. É sempre recomendado ter um dinheiro guardado para emergências (lembrando que sua empresa deve ter um caixa e sua casa outro), para que assim, em eventuais crises não seja necessário misturar as finanças.

 

- Busque ajuda, participe de palestras e cursos: sem as informações de gestão correta, não é possível resolver os problemas. Por isso, é preciso que o empreendedor busque ajuda de quem entende, participando, por exemplo, de palestras e cursos. Além disso, em Lins/SP, a ADETEC promove frequentemente palestras, cursos e programas de mentorias para empreendedores e, constantemente, promove ações para ajudar pessoas e empresários com suas finanças.

 

Recentemente, a agência ofereceu a palestra gratuita “Como fazer o dinheiro trabalhar para você”, que foi ministrada por Thiago Souza, Consultor e Professor especialista em Finanças Pessoais. Durante o evento, Thiago apresentou importantes dicas e orientações sobre como conquistar uma melhor organização das finanças, desenvolver planos e realizar sonhos.

 

Em outubro, a ADETEC também oferecerá, nos dias 29,30 e 31/10, o curso “Educação financeira para alcançar seus objetivos”, novamente ministrado pelo Educador Financeiro Thiago Souza. No curso serão abordados os seguintes temas: Como fazer um controle financeiro eficiente; Prioridades financeiras; O que fazer com ganhos extras; Como planejar sua aposentadoria; Como tratar o assunto "Finanças" dentro de casa e Como investir no mercado financeiro.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »