ASSOCIADO ADETEC

NB Doces Finos

Dos números para as receitas, Estela Hernandes se formou em Engenharia de Segurança do Trabalho, mas em 2014 utilizou do seu talento e paixão pela culinária para se aventurar na cozinha do seu apartamento fazendo ovos de Páscoa. E a ideia foi tomando forma. Em junho daquele ano, ela participou de um curso com o consultor de finanças da Adetec, Valter Pavão, e percebeu uma oportunidade de iniciar seu negócio na Incubadora de Empresas da Adetec. Assim nasceu a Nosso Brigadeiro, com fabricação de doces gourmet, hoje com o nome de NB Doces Finos.

A Estela conta que, no início, encontrou resistência na aceitação das pessoas ao redor. “Quando falei que ia largar a profissão de engenheira, as pessoas reagiram mal. Cheguei a recusar propostas de emprego e as pessoas ficavam surpresas. Elas pensavam em fazer doce num sentido pejorativo: “como vai viver de brigadeiro?”, diziam. Mas, hoje é o contrário. Elas brincam que querem abrir uma franquia nossa”, conta, rindo. Mas o sucesso foi alcançado com muito esforço e dedicação. Ela relata que houve muitas noites indo dormir às 5h para acordar às 7h.

O empreendimento ficou instalado por 2 anos na Incubadora, quando mudou para o atual endereço. A empresa passou por todas as fases de incubação até a graduação. E continua hoje como associada Adetec. “Enfrentei muitos desafios, sempre há alguma coisa diferente para pensar. Mas busquei muitos cursos e treinamentos, na própria Adetec, sobre gestão de pessoas, de vendas, de produção, finanças. Há profissionais específicos de cada área que sempre nos orientam, apontam possibilidades”, afirma a empresária.

 

Reinventando o negócio

Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o de eventos. Isso preocupou a empreendedora e chef Estela, afinal, o seu negócio dependia em 70% dos eventos, já que NB fornecia doces gourmet para casamentos e outros tipos de festas, enquanto a loja aberta ao público representava os outros 30% do negócio.

Mas a preocupação deu lugar à inovação. Estela foi ágil na remodelagem do negócio e mudou o posicionamento da empresa no mercado, atendendo às necessidades e desejos dos clientes. Foi assim que a loja da NB passou a ser a “menina dos olhos” do negócio, que teve um melhor desempenho durante a pandemia.

A cada mês, a empresa foi crescendo e se profissionalizando mais, buscando ferramentas para aumentar as vendas e melhorar o processo de produção, segundo Estela. O sucesso foi tanto que a empresária decidiu abrir uma filial da loja em Araçatuba ainda em 2020. Agora, ela comanda as duas unidades.

Amparo profissional

As dicas da empreendedora para ter sucesso em diferentes contextos econômicos são se atentar para as novas necessidades do mercado, entender os anseios do seu público e contar com um amparo profissional na gestão do negócio. “A parte mais difícil de um negócio é administrar. Produzir o produto é a parte mais fácil. Mas saber vender, administrar, precificar, conseguir bons fornecedores, fazer com que esses produtos cheguem no cliente são coisas muito mais difíceis. Estar na Incubadora foi de extrema importância porque conseguimos ganhar uma visão totalmente diferente do negócio. Nós usamos até hoje as planilhas das consultorias financeiras e isso já faz mais de 7 anos”, declara.

Estela também afirma que sempre buscou se atualizar e entender sobre os diversos âmbitos que compõem o mundo empresarial, com cursos e treinamentos. E, agora, é ela quem vai lecionar em curso na área gastronômica. Com a reforma da unidade de Lins em 2022, Estela já preparou um cantinho especial com cozinha para ministrar suas aulas.

NB Doces Finos: doceria, confeitaria e sobremesas 

Visite o site

E conheça o Instagram das lojas de Lins e Araçatuba 

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »