15 de junho de 2021

Chega mais, somos do interior!

Por Cíntia Papile

Aqui, você vai encontrar o misto que tanto deseja: expansão dos negócios e qualidade de vida

A boa receptividade e a cordialidade são as marcas do povo interiorano. Deseja abrir ou expandir um negócio e ter qualidade de vida? Chega mais, aqui é o lugar certo.

Mas, não é só porque no interior as pessoas são mais amistosas, não. É estratégia pessoal e de negócios! Pense só: o nosso interior, mais distante da capital paulista, levou quase 400 anos para ser explorado depois do surgimento das primeiras cidades do país, incluindo São Paulo. Entre o final do século XIX e início do século XX, os cafeicultores começaram a migrar no sentido oeste do estado de São Paulo vislumbrando oportunidades, já que a região do Vale do Paraíba estava saturada, trazendo a ferrovia e o desenvolvimento para a região.

E, sim, isso é positivo! Nossas terras são jovens, temos vigor e recursos, com o bônus da qualidade de vida e tranquilidade: artigos raros que têm sido procurados especialmente por ocupados empreendedores.

E já tem gente percebendo o que os barões do café enxergaram lá no século passado. De acordo com um estudo elaborado pela Endeavor, o movimento do empreendedorismo para o interior tem ganhado força nos últimos anos, especialmente depois de 2016.

A tendência se confirma nas duas últimas pesquisas do Instituto, que compõem o Índice de Cidades Empreendedoras (2016 e 2017): o interior cresce mais rápido que as capitais mesmo durante o recesso econômico.

Em um primeiro momento, essa interiorização se figurou como saída para a crise. Mas, são méritos próprios que têm feito os empreendedores se enamorarem do interior, como a mobilidade urbana, o baixo custo, segurança, capital humano, qualidade de vida, entre outros fatores que abordaremos em artigos futuros.

Chega mais em nosso sítio eletrônico, o Caipira Valley é um espaço para conteúdo, informação e troca de experiências sobre empreendedorismo, startups, inovação e qualidade de vida no interior.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »