10 de agosto de 2021

Startups no interior: saiba como seguir esse fluxo

Por Cíntia Papile

Entenda porque e como você deve aproveitar essa tendência e investir em sua startup no interior

É tendência! E não estamos falando de alguma inovação tecnológica. A interiorização das staturps tem sido registrada por pesquisas recentes como uma propensão entre os empreendedores, conforme aponta o Mapeamento de Startups da Região Sudeste 2019, elaborado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Seja a fuga dos grandes centros por busca de qualidade de vida ou qualquer outro motivo, a presença e até migração das empresas para cidades do interior é uma realidade. Mas, ainda há muitos empreendedores com dúvidas sobre como criar ou desenvolver startups no interior. Confira algumas dicas que separamos para você

 

Esteja presente

Participe de eventos da área, seja online ou na região. Com a internet, você não perde a rede de contatos que está na capital ou qualquer outro lugar. Também cresce o número de eventos sobre empreendedorismo e startups no interior, participe de todos que puder em cidades próximas. Criar vínculos no interior é mais fácil: beneficie-se disso e ganhe credibilidade com o público.

 

Seja porta-voz

Exponha sua ideia de inovação para a comunidade local, eduque seu público e conquiste um novo mercado. Produza conteúdo online na página da sua empresa e redes sociais, assim você amplia o alcance sobre seus potenciais clientes e cria autoridade no mercado.

 

Busque as necessidades locais

Faça uma pesquisa de mercado para saber quais são as necessidades e até mesmo os desejos dos moradores locais para oferecer uma nova experiência para o consumidor. Além disso, conheça bem os recursos e costumes, além de aproveitar a região em seu benefício, ainda saberá se relacionar melhor com seu cliente.

 

Faça parcerias

Há ótimas instituições de ensino e entidades de apoio a startups no interior com oportunidades de incubação, aceleração, networking e desenvolvimento tecnológico. Em Lins e região, por exemplo, existe a Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), que conta com a Incubadora de Empresas e outros projetos que auxiliam os empreendedores da região. Para empreendedores mais distantes, também há a Incubadora Virtual de Empresas, que atende o país todo.  No interior, você nunca estará sozinho!

 

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »