11 de novembro de 2020

Adetec agrega consultoria em gestão estratégica no portfólio de benefícios aos empreendedores

Por Cíntia Papile

Consultor Ricardo Bortoli já atende empresas apoiadas pela Adetec e participou de eventos online

Os empresários associados da Adetec e incubados na Incubadora de Empresas, gerenciada pela Adetec, contam com amparo profissional em mais uma área. Neste ano, foi incluída no portfólio de benefícios a consultoria em gestão estratégica e de pessoas, fornecida pelo consultor Ricardo Bortoli, especialista em gestão empresarial, gerenciamento de projetos, psicologia organizacional, educação e filosofia. 

O consultor explica que uma das grandes dificuldades das empresas em termos de gestão é a conciliação das diversas estratégias e ações em áreas diferentes, ainda mais em conformidade com toda a equipe. A partir dessa constatação, a gerência da Adetec percebeu a necessidade de ampliar o time de consultores com um profissional da área. “Reunimos conceitos de cultura e governança corporativa, de gestão de pessoas e gestão estratégica, e adaptamos estes conceitos ao universo das pequenas empresas. Visto que um dos principais desafios para gestão de pessoas em 2020, segundo a GPTW, é gerenciar a cultura corporativa em micro e pequenas empresas”, aponta Ricardo, o profissional escolhido para o cargo.

O novo consultor tem ajudado os empresários incubados a desenvolver suas equipes, processos, clima e cultura organizacional para entregar aos clientes tudo o que o Marketing projetou, além de alcançar os objetivos financeiros traçados para o negócio. A base disso, segundo Ricardo, é fazer com o que o cliente perceba a proposta de valor definida pela empresa. “Em cada etapa na jornada do usuário, o cliente tem a chance de perceber essa proposta de valor. Assim, não são só as estratégias comerciais, as projeções e controles financeiros, definição de preços e análises do mercado que determinam valor ao cliente. Os processos internos, e as pessoas comunicam tanto, se não mais, valor, quanto as propagandas e apresentações de venda”, detalha Ricardo.

 

Palestra e Workshop InovaMente foram sucesso

Com uma proposta inovadora, o Ricardo também já ministrou palestra e workshop relacionando a filosofia com o empreendedorismo, em parceria com a Adetec. “Pensamos em utilizar a filosofia para ajudar os empreendedores a mais do que buscar respostas, mas saber elaborar as perguntas corretas, construir suas próprias ferramentas, adaptar as ferramentas existentes, como as de design thinking, a sua realidade e, então, conseguirem trazer à luz da realidade as verdades e respostas que precisam para fazer seu negócio acontecer e ,principalmente, conseguir entregar um proposta de valor condizente com as expectativas de seus clientes”, explica.

A palestra foi online e gratuita, realizada em agosto, com 102 inscritos. E o workshop levou a uma segunda etapa do processo, envolvendo maior maturidade, criatividade e autonomia, com as fases de planejamento, análise e correção que a prática proporciona. Dessa vez, em 3 dias de evento, em agosto e setembro, também online, com 24 inscritos.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »