04 de dezembro de 2020

Reunião entre Adetec, Senai, Secretaria de Desenvolvimento e JBS inicia processo de alinhamento de qualificação e oportunidades de emprego para jovens linenses

Por Cíntia Papile

No último dia 3, representantes da JBS, unidade de Lins, estiveram na sede do Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) do Senai, que tem a Adetec como gestora, para conhecer a estrutura e os cursos ofertados e iniciar um processo de alinhamento das demandas existentes na empresa com a qualificação que pode ser fornecida pelo Senai.

A visita iniciou com um tour pela escola, o Diretor Industrial da Friboi, Adriano Gonçalves da Silva, e o Gerente de Recursos Humanos da Friboi, Celso Balbo, conheceram todas as instalações, desde as salas de aula e auditório até as oficinas e laboratórios. “Com uma estrutura dessa para desenvolver bons profissionais na área técnica e administrativa e com a demanda que a empresa tem hoje, nós podemos fazer bons trabalhos juntos. A JBS tem feito grandes ampliações de capacidade produtiva e isso só é possível se tivermos um time bem capacitado. Então, a Adetec e Senai podem nos auxiliar para fazermos um trabalho de formação dos novos colaboradores”, pontua Adriano.

 Em seguida, o coordenador do CMFP, Pedro Zanquim, fez uma apresentação sobre os cursos oferecidos, as competências adquiridas e seus conteúdos programáticos. Pedro também lembrou que o Senai já ofertou mais de 200 colaboradores para a JBS Lins nos últimos anos. “A reunião foi um excelente passo para podermos aumentar o Programa de Aprendizagem Industrial, voltado para jovens de 14 a 24 anos, que além de dar uma profissão, aumenta a renda da família”, avalia Pedro, que estava acompanhado do Coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai de Bauru, Sherman Mukoyama, que alertou para a possibilidade de alterações nos conteúdos e cursos oferecidos, conforme as demandas existentes no mercado.

 

A conversa continua

Após a apresentação, os presentes continuaram as tratativas para gerar a continuidade do processo.  “Essa reunião foi importante porque começamos a unir as forças dentro da Adetec, que vão poder fazer uma diferença na cidade, na formação de pessoas com possibilidade de arrumar emprego ou de terem sua vida alimentada por uma profissão de fato, que o Senai proporciona. E temos uma estrutura que pode formar mais gente, aí depende da demanda das empresas, por isso temos que fazer um alinhamento. Então, eles vão agora fazer reunião internamente na JBS e depois vão chamar o Senai e Adetec para apresentar as soluções que precisam”, declara o Secretário de Desenvolvimento Sustentado, Valter Dal Bello, que articulou a reunião e estava acompanhado do Assessor de Desenvolvimento, João Cezar Ferreira.

Segundo o presidente da Adetec, Juliano Munhoz Beltani, essa é uma estratégia que deve funcionar e a Adetec é o órgão que fará a comunicação para que essa ideia vá para a prática. “Estamos fazendo isso para deixar a indústria e a academia mais alinhadas. O Senai já tem o espírito de eficiência e planejamento, a JBS precisa de pessoas com essa qualificação e a Adetec faz esse intermédio, de trazer a indústria em comum acordo com a qualificação”, define Juliano.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »