03 de junho de 2021

Senai CMFP Lins completa 11 anos sob gerência da Adetec

Por Cíntia Papile

Mais de 10 mil alunos já passaram pela escola, que tem alta taxa de empregabilidade nas indústrias da região

Mais de 10 mil alunos de 8 municípios da região já passaram pelo Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) Senai Lins. Desde 31 de maio de 2010, quando foi inaugurado, foram ofertadas aproximadamente 500 turmas. A escola é mantida por uma parceria entre o Senai, que oferece a metodologia, equipamentos e instrutores, a Prefeitura, que fornece o espaço e infraestrutura necessária, e a Adetec, que faz a gestão dos funcionários, plano de trabalho e metas.

“A escola é um marco na história da qualificação profissional de Lins. É um divisor de águas, porque as pessoas tinham que se deslocar 100km para ter esse tipo de qualificação e formação. A partir de 2010, nós conseguimos solucionar esse problema da mão de obra especializada, qualificamos profissionais, com os pré-requisitos para preencher demandas da cidade. A escola tem esse propósito de transformar”, declara o coordenador do CMFP, Pedro Zanquim.

Os dois principais programas da escola são Programa de Aprendizagem Industrial, para jovens entre 14 e 24 anos, e os Cursos Livres de Formação Continuada, que não têm idade máxima. “O curso de Aprendizagem Industrial tem como objetivo dar o primeiro passo do jovem dentro de uma profissão e carreira. A empresa contrata esse jovem, ele fica fazendo o curso por um período e em outro período, ele fica dentro da empresa. Então, além da transformação da formação técnica em sala de aula, ele consegue entender qual é a realidade da indústria”, afirma.

O coordenador aponta que o sucesso da escola pode ser medido pela alta empregabilidade dos alunos e na satisfação por parte das indústrias em relação aos jovens que se qualificam com o Senai. “Nós temos um corpo técnico muito qualificado, são professores com anos de experiência técnica e também empreendedores, que conseguem passar toda essa demanda da indústria em sala de aula. Vários dos nossos primeiros jovens das primeiras turmas ocupam cargo de liderança nas empresas e indústrias, contratando jovens. Então olha só o ciclo da educação funcionando. E a Adetec é um ator fundamental na história da escola e sucesso desses números, porque conseguimos estabelecer um ponto de referência e, a partir dele, conseguimos crescer”, relata Pedro.  

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »