20 de agosto de 2021

Adetec apresenta resultados da implantação do Polo Tecnológico de Lins em evento online

Por Cíntia Papile

Participaram da reunião representantes do poder público, entidades parceiras, instituições de ensino, empresários e líderes de grandes empresas locais

Em um evento online, na última quarta-feira, dia 18, a Adetec apresentou os resultados dos estudos de vocação do município de Lins realizados há dois anos, além de outros avanços e conquistas para a implantação do Polo Tecnológico na cidade.

Com a presença de diversos representantes do poder público, entidades parceiras, instituições de ensino, empresários e líderes de grandes empresas do município, o presidente da Adetec, Cássio Bauléo, o gerente da instituição, Flávio Anequini, e o consultor de inovação, Eugênio Brito, falaram sobre as ações realizadas, projetos em andamento e os planos para continuação do Polo.

O consultor Eugênio relembrou as pesquisas de vocação realizadas em 2019, em que qualificação tecnológica de pessoas, energia alternativa, automação industrial e tecnologia da informação (TI) foram os temas mais apontados pelos participantes da pesquisa (que incluiu representantes de diversos setores da sociedade) para que Lins invista. Logística, alimentação, sustentabilidade ambiental e tecnologia de inclusão social também foram temas levantados.

Na ocasião, também foram apontadas ações que precisam ser estruturadas e alcançadas na cidade, como revitalização de empresas existentes, criação e atração de novas, retenção e atração de talentos, inteligência competitiva, gestão da inovação e meio ambiente, difusão do conhecimento e do empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento e aproximação da ciência com a sociedade.

Para esses objetivos, foram elaborados alguns eixos tecnológicos de desenvolvimento, como Agrotec, Logística, Automação e Social, com núcleos de estudos avançados em diversas áreas, como inovação na educação, tecnologia 4.0 e agroprecisão, saúde e turismo.

 

Reconhecidos no Estado

E os passos iniciais para implantação dessas ações já foram dados. A Adetec conseguiu neste ano o credenciamento no governo do Estado de São Paulo de dois importantes programas: o Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar e o Centro de Inovação Tecnológica (CIT). “Credenciados e reconhecidos pelo governo estadual, nós estamos aptos para solicitar fomento para o desenvolvimento das nossas ações. Já submetemos dois projetos, um para o APL e outro para o CIT, que estão em andamento com grande probabilidade de aprovação”, relata Eugênio.

Para formatação desses projetos, a Adetec conseguiu bolsas de pesquisa voluntária com 20 professores especialistas. Além disso, a instituição estruturou um laboratório HUB para levar ciência ao campo, conforme o propósito do APL, e um laboratório multipropósito, dividido em laboratório maker (simulação virtual de produtos, com foco em manufatura); de software para desenvolvimento, prototipagem e teste de SW (internet das coisas); de inovação na educação; inovação na saúde e de estudos de energia.

 

Ações nos trilhos

Entre as ações previstas para continuidade da implantação do Polo Tecnológico está a criação de centros de pesquisa e desenvolvimento com empresas de base tecnológica. “Já estamos em negociação com a Jacto, no setor de implementos agrícolas, e a Visual Systems, de São José do Rio Preto, que trabalha com Internet das Coisas, para aproximar a ciência do campo”, afirma o consultor.

Também estão previstas a criação de distritos industriais de empresas de base tecnológica, em parceria com poder público, e a elaboração e aprovação de uma lei municipal de inovação, que forneça incentivos para atração dessas empresas a Lins.

 

União para progredir

Ao final da reunião, professores, representantes do meio empresarial e o secretário de Desenvolvimento do município, Juliano Beltani, expressaram interesse em continuar apoiando os projetos. “Esse apoio é fundamental para dar continuidade aos nossos trabalhos, todos os parceiros, instituições de ensino, Prefeitura, sociedade em geral, classe empresarial, porque todos serão beneficiados”, declara Flávio.

O consultor Eugênio exemplificou com algumas formas que o centro de inovação vai ser útil para todos os setores. “Pequenas e médias empresas que não tenham seu departamento de pesquisa e desenvolvimento podem “terceirizar” esse setor, eles utilizarão o laboratório do centro de inovação para suas pesquisas. E a Adetec formatará os grupos de pesquisadores que vão desenvolver os projetos para essas empresas, que poderão ser em conjunto. Outra facilidade é que a Adetec outorga bolsas de pesquisa, então podemos contratar qualquer especialista da universidade e a empresa, ao invés de contratar CLT, paga a bolsa para a Adetec. Para o pesquisador, é interessante porque, como bolsa de pesquisa, não paga mais impostos. As empresas vão se beneficiar disso, não só no investimento, mas no desenvolvimento de inovação sem precisar ter seu departamento específico. Vai ter um acompanhamento individualizado em um único local. Também há possibilidade de desenvolver trabalhos em conjunto, por exemplo: uma empresa precisa de uma solução que outra empresa já tem e de repente se unem para fazer uma inovação aberta ou até para criar outra empresa. Então, teremos a pesquisa básica e a pesquisa aplicada, que é a mais importante para as empresas”, explica.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »