03 de setembro de 2021

Hackathon online premia estudantes por melhores soluções empreendedoras aos desafios propostos

Por Cíntia Papile

Além dos vale-compras, equipes terão chances de contratação na Paschoalotto ou de incubação na Adetec

Um final de semana recheado de desafios, inovação e aprendizados. Nos dias 28 e 29 de agosto, estudantes de diversas instituições de ensino da região participaram do Hackathon sobre automação de processos e análise de dados, promovido pelo Labs Paschoalotto, com apoio da Adetec, Fatec Lins e Prefeitura de Lins. O evento foi totalmente online e gratuito.

A maratona teve início às 10 horas de sábado, com as explicações dos organizadores sobre como funcionaria o evento. Logo após, os participantes iniciaram a corrida contra o tempo na busca pela melhor solução aos desafios propostos até às 14h de domingo. Formados em equipes de quatro pessoas, os estudantes tiveram três desafios para escolher: automação e agentes virtuais; automação e mensagens SMS; análise de dados e fraseologia. “A equipe Paschoalotto preparou desafios reais e apoiou os grupos trazendo o dia a dia da área de planejamento digital, incluindo um glossário com os termos específicos da gestão de relacionamento com clientes, que é a especialidade da nossa empresa”, explica Vitor Dias, Gestor de Comunidades do Labs Paschoalotto.

Durante a tarde de sábado e a manhã do domingo, os participantes contaram com mentorias de profissionais e especialistas para estruturar suas propostas e soluções. Mas o processo não parou, a madrugada foi movimentada de ideias e “mão na massa”.

Ao final, cada equipe montou seu pitch de apresentação da proposta e a banca avaliadora decidiu quem seriam os três grupos vencedores, na cerimônia de encerramento e premiação às 15h30. “O resultado do evento foi excelente! As soluções produzidas demonstraram o empenho e qualidade do trabalho das equipes, que vieram de diversas instituições de ensino de Bauru e região: Fatecs (Bauru, Lins, Jaú, Botucatu), Etecs, UNESP, Unisagrado, SENAI, UNIP e CTI Bauru”, avalia Vitor.

 

Vencedores

O grupo Sebosos levou a melhor. Os estudantes de Ciência da Computação Ana Laura Mariano, Bruno Adorne, Thiago Moura e Marcus Vinicius dos Santos, do Unisagrado de Bauru, conquistaram o primeiro lugar com proposta do Portal IterLabs, que gerencia todos os arquivos de remessa enviados pelo banco em conjunto com o NPCOB para que sejam adequados à fila de agentes virtuais a partir de leituras FTP, entre outras funções.

Em segundo lugar ficou o grupo Le Monkes, dos estudantes de Ciência da Computação da Unesp Bauru, Kauã Steliano, Ian Breda, Anselmo Lopes e Daniel Candido. O grupo criou um sistema automatizado WEB para automatizar o envio de SMS.

Com uma diferença de apenas um ponto, a equipe AGC ficou em terceiro lugar. Os alunos de Ciência da Computação do Unisagrado, Guilherme Custodio, Carla Kremer e Alexia Lima apresentaram o projeto Contec, que faz automatização para gerir os dados do Agente Virtual através do banco de dados.

Os integrantes das equipes receberam um vale-compras da RBR Store Bauru. Além disso, todos os participantes foram convidados para participar de um workshop de carreiras da Paschoalotto.

 

Experiência e oportunidades

A Adetec já realizou diversos desafios de empreendedorismo, como o Empreendedor do Futuro, que teve grande adesão na região. Esse foi o primeiro Hackathon na modalidade online e a experiência foi positiva. De acordo com o diretor da Adetec e professor da Fatec Lins, Fabio Meira, participar da organização de um evento como esse é um desafio, organizar um ambiente online que atenda todas as necessidades dos participantes e mentores, promover o evento nas instituições de ensino, captar os participantes e mantê-los interessados são ações exaustivas, mas recompensadas com os resultados obtidos. “Ver o entusiasmo, a dedicação e a seriedade como as equipes encaram os desafios, bem como perceber o aprendizado que os participantes passam a carregar em sua bagagem de vida é recompensador.  O conhecimento, o networking, os novos amigos, essas são as maiores recompensas em se participar de um evento como esse. Creio que esta seja a palavra-chave: experiência”, declara Fabio.

E a experiência pode ir além desse final de semana. Além da participação no workshop de carreira da Paschoalotto, com chances de futuras contratações, ainda passarão por uma avaliação com a Incubadora Virtual de Empresas da Adetec, com possibilidade de ingressarem no programa. “A Adetec cumpre com seu papel apoiando o empreendedorismo, a inovação, e estimulando o jovem a pensar, desenvolver soluções para o mercado e para a sociedade. Agora vamos avaliar os principais projetos que tenham chance de ingressar na Incubadora Virtual”, pontua o gerente da Adetec, Flávio Anequini.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »