21 de setembro de 2021

5 ideias de negócio para pequenas e médias cidades do interior

Por Cíntia Papile

Além da qualidade de vida, o interior oferece muitas vantagens e há boas oportunidades de negócio até mesmo em pequenas cidades

Você tem muita vontade de abrir um negócio em uma pequena cidade no interior para ter mais qualidade de vida e tranquilidade, mas o medo de não prosperar te impede? Pode parecer que municípios menores não oferecem muitas opções para empreender. Mas existem, sim, boas oportunidades de negócios nestes locais. Não importa o tamanho da cidade, ela sempre terá necessidades à espera de uma boa solução. Por isso, o primeiro passo é realizar uma pesquisa e ver o que falta naquela região que você possa oferecer.

Nós listamos algumas ideias que podem ser interessantes para você considerar na hora de abrir seu negócio no interior.

 

  • Food Truck

Esta é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro no interior. Se você já estava pensando em abrir um estabelecimento alimentício, talvez valha a pena pensar na possibilidade de um food truck, que tem a mobilidade como trunfo. Com um pequeno caminhão personalizado, você monta um cardápio específico, que tenha mercado naquela região e, ainda, pode abrir em locais diferentes durante os dias da semana. Por exemplo: às quartas, você abre na praça central da cidade, às quintas, vai para outro ponto estratégico de acordo com seu público.

 

  • Franquias

As franquias estão se espalhando pelo país. O interior tem se mostrado um ótimo ponto para empresas franqueadas. Pequenos empreendedores também têm sucesso neste modelo de negócio. De acordo com os resultados da sua pesquisa de mercado, defina o ramo e quais tipos de franquia teriam mais espaço na região escolhida. Outra vantagem é que muitos franqueadores oferecem treinamento de gestão para os franqueados.

 

  • E-commerce

Outra maneira de desfrutar da qualidade de vida no interior, mas não ter limites para vender é abrir um e-commerce, assim você não se limita a vender apenas para os moradores da cidade. Pesquise nichos que tenham baixa concorrência, mas que sejam do interesse de boa parte das pessoas. Apesar de ter gastos menores que uma loja física, o ambiente virtual demanda algumas despesas que você precisa se preparar, como uma boa plataforma ou hospedagem de site, além de investimentos em Marketing e divulgação.

 

  • Incubadora de Empresas

Uma forma segura para começar seu negócio no interior é procurar uma Incubadora de Empresas. Estes ambientes são especializados em amparar empresas nascentes ou em operação para ampliar as chances de sucesso e minimizar os riscos. O índice de mortalidade de uma empresa incubada cai de 70% a 20%. A Incubadora de Empresas de Lins , por exemplo, tem 18 anos de expertise e já alavancou muitos empreendedores, com consultorias especializadas em diversas áreas, suporte para gestão e plano de negócio, oportunidades de network e investimentos, cursos e treinamentos, entre outros benefícios. Se você resolver se instalar em Lins, pode usar o ambiente físico da Incubadora, com instalações adequadas e boa localização. Mas, há também a opção de ser um incubado virtual, neste caso, você pode estar em qualquer lugar do mundo e receber os benefícios de um incubado.

 

  • Infoprodutos

Se você é especialista em uma área e acredita que seus conhecimentos podem fazer a diferença para as pessoas, cogite vender infoprodutos. É um mercado em expansão. Você pode oferecer cursos online, materiais como ebooks, workshops, apostilas, entre outros, com um bom conteúdo. Neste modelo de negócio, você também não está limitado a vender para apenas uma cidade, se elaborar um bom plano de comunicação e marketing. Ainda em 2015, quando este mercado estava no início, um empreendimento incubado na Incubadora de Empresas de Lins, gerenciada pela Adetec, alcançou a marca de 14 mil ebooks vendidos em um ano. A Be Better foi criada por dois jovens empreendedores que criaram o MED (Método de Emagrecimento Definitivo), com dicas de alimentação saudável, e impulsionada pelos especialistas da Incubadora.

Pesquisa, criatividade e gestão

Seja qual for a sua ideia de negócio para pequenas e médias cidades do interior, você precisa ter um olhar apurado, realizar pesquisas de mercado e usar a criatividade para desenvolver suas ideias.

Além disso, a gestão empresarial precisa ser eficiente. Este é um pilar importante do negócio e vale a pena contar com ajuda especializada. Entre em contato com a Adetec ou Incubadora e saiba como elas podem te ajudar: (14) 9989680-73 ou (14) 99694-6123.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »