26 de novembro de 2021

Expo Adetec registra boa presença de público e promove oportunidades para empreendedores

Por Cíntia Papile

Empresas incubadas e associadas expuseram seus produtos e serviços, além de ampliar a rede de contatos e firmar parcerias

A Expo Adetec já entrou para o calendário linense. O evento, que teve sua primeira edição realizada no dia 20 de novembro, superou as expectativas dos organizadores, empresários e público visitante.

A população marcou presença durante as mais de 10 horas de evento. “O objetivo foi alcançado: dar visibilidade à Adetec, aos seus programas e às empresas incubadas e associadas. As empresas tiveram oportunidade de oferecer seus produtos e serviços. Todos desenvolveram um bom trabalho com afinco, nossa equipe foi muito efetiva, ativa e comprometida. E a presença do público, que realmente superou a expectativa, tivemos um bom público ao longo de todo o dia, no almoço principalmente”, aponta o gerente da Adetec, Flávio Anequini.

Na entrada, os visitantes foram recepcionados pelo Espaço Kids, em que as crianças puderam brincar e se aventurar. Logo ao entrar, também encontraram uma praça de alimentação, com mesas para comer em família ou com amigos, e som ao vivo com a banda Tudo Junto e Misturado.

Mas, a atração principal foi a visitação às empresas incubadas que fizeram exposição de seus produtos e serviços nos boxes e corredores da Incubadora. Os empreendimentos do ramo alimentício, O’ Cone Pizza, Salsa’s Restaurante, Confeitaria Patrícia Mituiti e Sorveteria Fazendinha, comercializaram suas delícias. As empresas de outros setores prepararam brindes e amostras para os visitantes, como a Lu Almeida Ateliê, MGL Arquitetura e Engenharia, JP&M Moraes Construtora e a Match Gear. A última ofereceu um curso rápido de games, que teve alta procura da criançada.

Algumas incubadas virtuais e associadas Adetec também montaram uma exposição de seus trabalhos, como a Retalho e Magia Laser, Seu Editor, Alimentali, Arte e Sonho, Agrofértil, Associação Profissional dos Contabilistas de Lins e outras que marcaram presença com representantes ou banners expositivos, como Usina Lins, Centro Integrado de Gestão Ocupacional, NB Doces Finos, Artigiano e Granja Tinôco. O Centro Municipal de Formação Profissional Senai Lins, que é gerenciado em parceria com a Adetec e Prefeitura, também participou da exposição. 

Com decorações criativas, os empreendedores demonstraram e explicaram aos visitantes sobre seus serviços, tiraram dúvidas e até firmaram parcerias. Este é um dos objetivos da Adetec: proporcionar benefícios e visibilidade para as empresas apoiadas, impulsionando o empreendedorismo em Lins e região. “A Adetec está há 20 anos no mercado atuando nas mais diversas frentes, com objetivo principal de fomentar o empreendedorismo em todos os segmentos. A gente percebe que o cenário tem se modificado, as empresas estão se reinventando e a Adetec tem papel fundamental nessa reinvenção, ajudando a desenvolver novas técnicas e processos e contribuindo com bons resultados”, afirma o presidente da Adetec, Cássio Bauléo. A própria Adetec e o Sebrae Aqui Lins, coordenado em parceria com Adetec e Prefeitura, ofereceram orientações empresariais para empreendedores que visitaram a exposição.

O evento teve, ainda, um viés social. Parte da renda arrecadada foi destinada ao Grupo Linense de Combate ao Câncer, para a continuidade do suporte a mais de 30 famílias que são assistidas pela entidade.

 

Oportunidades, troca de experiências e network

Depois de quase dois anos com muitos desafios impostos pela pandemia de covid-19, o evento brindou os pequenos e médios empreendedores com muitas oportunidades. A incubada Patrícia Mituiti afirma que teve um ótimo resultado, principalmente pela aproximação com a sociedade e ganho de novos clientes. “Estava tudo maravilhoso, uma energia boa, fico feliz de estar num ambiente de amizade, companheirismo, otimismo e paz. Eu gostei muito também de ouvir das pessoas que estavam felizes de conhecer esse espaço. Minhas clientes estavam torcendo para dar certo. Eu só tenho a agradecer à Adetec por essa oportunidade de conhecer clientes novos e por proporcionar tantas coisas boas na minha vida”, declara a empresária.

Uma visitante especial conversou com todos os empreendedoras em uma rica troca de experiências: a Estela Hernandes, proprietária da NB Doces Finos (Nosso Brigadeiro), graduada na Incubadora (ex-incubada) e atual associada Adetec. “É uma honra vir na Incubadora, passa um filme na nossa cabeça, de todo trabalho que fizemos aqui durante dois anos. Eu achei este evento sensacional, essas ações fazem com que as pessoas de fora conheçam o que tem aqui e, para as empresas, é como um dia na prática, para sentir mais o mercado”, aponta.

Estela aponta a importância de receber o apoio dos especialistas da Adetec para a boa gestão do negócio, ela afirma que, durante a incubação, é o período de errar e descobrir o que funciona ou não, por meio de um respaldo profissional dos consultores. “Produzir o produto é a parte mais fácil. Mas saber vender, administrar, precificar, conseguir bons fornecedores, fazer com que esses produtos cheguem no cliente são coisas muito mais difíceis. Estar na Incubadora foi de extrema importância porque conseguimos ganhar uma visão totalmente diferente do negócio. Nós usamos até hoje as planilhas do consultor de finanças, o Valter Pavão, e já faz mais de 7 anos!”, declara.

Outros empresários da cidade que passaram pela exposição trocaram informações e contatos para futuras parcerias com empresas incubadas, como a Seu Editor, uma plataforma que conecta editores de vídeos a pessoas ou empresas que precisam de edições de vídeo.

Também estiveram presentes no evento o prefeito João Pandolfi, o vice André Kodjaoglanian e o secretário de desenvolvimento, Juliano Munhoz Beltani. Os representantes do Executivo conheceram todos os empresários e provaram as delícias produzidas na companhia de suas famílias.

O gerente da Adetec reforça que a criação de relacionamento e vínculos entre empresários ou mesmo com a sociedade em geral é um dos objetivos da instituição. “Uma coisa que aprendi muito é que uma incubadora existe no município por conta das parcerias e participação da sociedade, a Adetec, como gestora, está fazendo este papel, de aproximar, criar conexões, vínculos, através dos seus programas”, aponta Flávio.

 

Em 2022 tem mais!

O sucesso do evento já garantiu uma segunda edição para o próximo ano. Além disso, os empreendedores estão empolgados para fazer outros eventos deste tipo. “Todos deram um feedback muito positivo, isso nos estimula a continuar, desenvolver e aperfeiçoar esse evento para os próximos períodos, abrindo possibilidades para fazer coisas parecidas, como voltar a fazer o happy hour empresarial, que a gente fazia com muito sucesso no passado”, relata Flávio.

Agora é a hora de avaliar tudo que funcionou e o que pode ser melhor para fazer uma Expo Adetec que traga ainda mais resultados para Lins e região, principalmente, para os empreendedores. “Tudo que imaginamos, alcançamos, superou expectativas. Por ter sido a primeira, já percebemos coisas que podemos melhorar para que os próximos sejam ainda melhores. Quero agradecer a todos que participaram, que se empenharam, nossos colaboradores, os empresários, a população que abraçou a ideia e a Prefeitura de Lins, que nos apoiou e prestigiou”, expressa Cássio.

 

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »