21 de março de 2022

APL de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins representa região no Agrifutura

Por Cíntia Papile

Evento realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo pretendia estimular criação de tecnologias para o agronegócio

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins representou o município e a região na capital paulista no evento Agrifutura, realizado nos dias 12 e 13 de março, nas instalações do Instituto Biológico, em São Paulo, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pelas unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O evento pretendia estimular a criação de produtos e empresas de tecnologia para o setor do agronegócio. O APL de Lins foi representado por Eugenio Brito, consultor da Adetec, que é entidade gestora do APL, e pelo engenheiro de campo da Jacto (empresa parceira do arranjo), Demétrio Araújo, em stand exclusivo fornecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e Secretaria de Fomento ao APL.

Os representantes apresentaram as inovações que a Jacto disponibiliza para empresários e produtores do APL de Lins, como o pulverizador 4.0 e sensores de distribuição de gotas 4.0. “Neste paraíso científico e tecnológico do agronegócio, conversei com vários pesquisadores e coordenadores dos institutos, apresentando nosso APL, seus desafios e oportunidades”, declara Eugenio.

O APL foi apresentado para atores importantes do movimento de APLs paulistas, que se disponibilizaram a contribuir com o Arranjo de Lins, angariando parcerias importantes para o desenvolvimento do APL, segundo o consultor. “A coordenadora geral, Adriana Verdi, se colocou à disposição para nos ajudar, outros pesquisadores representantes dos diversos institutos presentes também, como o Dr. Fabricio Lira Figueiredo, que pertence à diretoria de inovação do agronegócio inteligente do CPQD, um especialista em comunicações sem fio, que desenvolveu uma técnica que disponibiliza sinal de internet em qualquer local (inclusive selvas e florestas) sem utilizar operadoras de telefonia. Falei a ele de nossas dificuldades, e ele se colocou à disposição para levar uma frente do projeto dele para Lins”, conta.

Ainda de acordo com Eugenio, a participação do APL de Lins em um evento como esse é importante não apenas para a visibilidade da região, mas também na definição de um plano estratégico pela governança do arranjo para mudar a cultura do agricultor familiar que ainda vê outros produtores como concorrentes e não como oportunidade de crescimento e cooperação, como preconiza o conceito do APL. “Precisamos incentivar iniciativas como esta para fortificar a nossa rede, levar a ciência ao campo e aumentar a competitividade e a geração de renda”, declara.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »