03 de maio de 2022

Adetec Lins gera 83 postos de trabalho em 2021 e empresas apoiadas faturam mais de R$ 9,6 milhões

Por Cíntia Papile

Foram 42 empresas apoiadas durante o ano, com consultorias especializadas em diversas áreas e outros benefícios

Apoiar o empreendedorismo é um dos principais pilares de atuação da Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico) em Lins e região há 21 anos. A instituição oferece suporte profissional de gestão para empresas que estão nascendo ou até mesmo que já estão consolidadas no mercado, mas querem acelerar, fortalecer ou reinventar o negócio.

Em 2021, as empresas apoiadas pela Adetec geraram 83 postos de trabalho e faturaram mais de R$ 9,6 milhões, impactando positivamente na economia local e regional. Foram 42 empresas apoiadas, que receberam quase 300 horas de consultorias especializadas em diversas áreas, como administrativa, financeira, inovação, marketing, gestão de pessoas, entre outras.

O principal benefício concedido às empresas apoiadas é a oferta das consultorias especializadas, mas há também ampliação de networking, novas oportunidades de negócio, cursos, treinamentos e outras vantagens.

 

Incubação e associação: programas de apoio às empresas

Há três formas principais de as empresas receberem esse apoio: por meio da Incubadora de Empresas de Lins (IEL) ou da Incubadora Virtual de Empresas (IVE), que são programas criados e gerenciados pela própria Adetec, ou se tornar uma empresa associada à Adetec.

Em 2021, a Adetec apoiou 14 empresas pré-incubadas (que ainda estão no início da estruturação do negócio), 12 incubadas e 16 associadas. A Incubadora de Empresas tem 19 anos de existência e foi o primeiro programa criado pela Adetec. Em 2020, nasceu a Incubadora Virtual, que ampliou a atuação da Adetec por todo o território nacional. Os incubados virtuais recebem os mesmos benefícios dos incubados físicos, com a diferença de que não estão instalados no prédio da Incubadora. Em apenas 4 meses de existência, o programa já havia ultrapassado a meta de incubados, chegando a 12 empresas. Em 2021, a Incubadora Virtual recebeu 14 novas inscrições e aprovou 7 delas para entrar no programa. Durante o ano, 2 empresas conseguiram crescer e evoluir de fase, da ideação para a incubação – são 3 fases ao todo, além da ideação e incubação, há a aceleração. Ao todo, 16 empreendimentos receberam apoio pela IVE.

 

Atendimentos empresariais gratuitos

Para as empresas que não estão em nenhum programa da Adetec, a instituição fornece um atendimento gratuito com orientações iniciais sobre o negócio. Em 2021, 67 empreendedores foram atendidos.

Além disso, durante um período da pandemia, a Agência lançou uma ação social de consultorias gratuitas para empresas de Lins e região como forma de contribuir para o fortalecimento de pequenos e médios empreendedores em cenário de quarentena.

 

Eventos e conteúdos

A Adetec sempre realiza diversos tipos de eventos que contribuem para a formação empreendedora com conteúdo relevante e profissionais gabaritados, além daqueles com propostas de exercícios práticos ou desafios empreendedores, que são geralmente para jovens estudantes. Vários eventos têm, ainda, momentos propícios para que os empreendedores ampliem suas redes de contato e visualizem novas oportunidades de negócio.

Em 2021, foram realizados 30 eventos entre workshops, palestras, cursos, treinamentos, Hackathon, ações sociais e de visibilidade para os incubados com abertura ao público como a Expo Adetec, entre outros, que impactaram mais de 900 pessoas do Brasil todo, considerando os eventos realizados de forma online, em mais de 280 horas.

Além dos eventos, a Adetec produz e publica conteúdos relevantes para empreendedores, ações da instituição que podem interessar ao público e matérias sobre as empresas apoiadas, gerando maior visibilidade de suas marcas. Em 2021, foram mais de 950 conteúdos divulgados no site e redes sociais da instituição, além de publicações na imprensa.

 

Programas coordenados pela Adetec em parcerias: Sebrae Aqui e CMFP Senai

Outra forma de a Adetec atuar para o desenvolvimento econômico da região, principalmente com apoio para pequenos empreendedores e qualificação profissional dos jovens, é por meio de programas que coordena em parceria, como o Sebrae Aqui e o Centro Municipal de Formação Profissional Senai Lins, junto das próprias entidades e da Prefeitura.

Em 2021, foram realizados 2.481 atendimentos empresariais pelo Sebrae Aqui Lins, além de 2.562 atendimentos pelo WhatsApp e 623 por telefone.  Já o CMFP Senai Lins ofertou 8 cursos durante 2021, com 168 alunos, sendo que 69 desses alunos foram empregados em empresas e indústrias da região.

 

Conquistas importantes para Lins e região: APL e CIT

Em 2021, a Adetec alcançou duas conquistas importantes para Lins e região: o reconhecimento e credenciamento pelo Governo do Estado de São Paulo do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e do Centro de Inovação Tecnológica de Lins (CIT). Ambos os projetos têm a Adetec como entidade gestora.

Com o credenciamento, Lins entrou para o mapa do desenvolvimento do estado e os programas se tornaram aptos a participar de editais promovidos pelo governo estadual para angariar verba para investir em ações que cumprem os propósitos previstos pelos projetos.

Durante o ano, a Adetec promoveu diversas ações e deu andamento aos projetos. O APL de Lins se tornou, inclusive, case de sucesso para todo o Estado de São Paulo em um workshop dos APLs. Novas parcerias foram fechadas com a InovaJab (Incubadora do Agro de Jaboticabal/Unesp) e a Jacto (empresa multinacional do ramo), que já realizou testes com equipamentos inovadores com os produtores rurais da APOL (Associação de Produtores e Olericultores de Lins e região). Houve, ainda, diversas capacitações técnicas, além de encontros entre produtores e orientações sobre crédito rural. Ao final de 2021, o APL de Lins contava com 128 associados da APOL e 283 associados da Cooplenor.

Pelo CIT, foi realizado um encontro com diversos representantes de entidades e autoridades para apresentar os resultados iniciais da implantação do Polo Tecnológico de Lins, além da produção de projetos para submissão aos editais abertos pelo Estado, como a construção do laboratório multipropósito, que poderá ser utilizado para área de educação, saúde, tecnologia da informação, química, estudos da agricultura de precisão, prototipagem de modelos com impressora a laser e diversas outras possibilidades, até mesmo com viés social, como treinamento em informática a quem não tem acesso ao meio digital, por exemplo.

 

Acompanhe o trabalho da Adetec e da Incubadora e saiba como podemos ajudar a sua empresa:

Sites: www.adetec.org e www.incubadoradelins.com.br

Instagram: @adeteclins e @incubadoradeempresaslins

Facebook: facebook.com/adetec.lins e facebook.com/incubadoradeempresasdelins

WhatsApp: (14) 99680-9673

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »