09 de outubro de 2018

Networking: criando sua rede de contatos

Por Adetec Lins

Saiba como fortalecer os seus relacionamentos pessoais e profissionais

"O networking é o estabelecimento de conexão entre pessoas. Trata-se da criação de uma rede de contatos. Quando consolidado e bem trabalhado, torna-se uma relação benéfica para ambas as partes, já que networking não se faz sozinho". A declaração apresentada nesta introdução parte de Viviane Faustini, Coordenadora do Hotel de Projetos - programa destinado à startup’s, da ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), em Lins.

 

Ainda segundo a especialista, “a estratégia mais importante é ter verdadeiro interesse pelas pessoas e não apenas no que elas podem te proporcionar. É importante pensar sempre em uma postura ganha-ganha, sendo interessado e não interesseiro", destaca Viviane.

 

Sucesso nos negócios


O processo da criação de laços e consolidação dos mesmos pode ser benéfico para pessoas e empresários. Um networking bem feito pode ajudar no convívio social e ainda alavancar os negócios.

 

Nesse sentido, Viviane aponta a estratégia dos 4 C’s: conexão, compartilhamento, crescimento e conhecimento. "A ideia é conectar pessoas, para que elas possam compartilhar experiências e trocar conhecimentos. Isso tudo promove o crescimento delas em geral”.

 

Para a efetivação de um bom networking ela indica a participação em eventos, cafés, palestras e encontros. “Fazer networking não é só trocar cartões.

 

Por exemplo, é bom manter o contato por e-mail, após o evento, propor trabalhos em conjunto, oferecer ajuda em projetos, utilizar as redes sociais para compartilhar conteúdo de qualidade e, também, usar o LinkedIn, pois é a melhor rede para realizar um trabalho profissional”, orienta Viviane.

 

Teoria na Prática

 

A coordenadora também lidera o projeto “Teoria na Prática”, um programa de conhecimento sobre networking, empreendedorismo, inovação, gestão do tempo, tendências tecnológicas e comunicação, servindo como uma preparação ao aluno tanto para o mercado de trabalho, quanto ao próprio negócio.

 

O projeto é promovido pela ADETEC, em parceria com instituições de ensino técnico e superior de Lins. “O projeto busca abrir a mente dos participantes e mostrar a existência de alternativas, além do convencional emprego de carteira assinada ou concursos. Hoje, precisamos estar preparados para sermos empreendedores onde quer que a gente esteja”, explica a coordenadora.

 

O principal objetivo do “Teoria na Prática” é oferecer conhecimento das áreas citadas para que o jovem possa estar melhor preparado para a vida profissional, seja em para o mercado de trabalho ou em relação à abertura de um negócio próprio.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »