16 de agosto de 2022

APL realiza Dia do Campo em Lins com cerca de 100 participantes entre produtores rurais, profissionais e empresas do agro

Por Cíntia Papile

Evento foi promovido pelo APL de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região, sob gestão da Adetec e parceiros, com palestras e demonstração de tecnologias

Muito conhecimento, novidades e troca de experiências: assim definem os produtores rurais sobre o Dia do Campo, realizado no último dia 9, na Fazenda Modelo do Unisalesiano, que reuniu cerca de 100 pessoas.

O evento foi promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região, que tem como entidade gestora a Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins). A Agência realizou o evento em parceria com outras entidades que compõem a governança do APL; o Sebrae, Senar e Faesp, com apoio da Prefeitura de Lins, APOL (Associação de Produtores e Olericultores de Lins e região), Unisalesiano e empresa Jacto.

O Dia do Campo de Lins teve café da manhã para integração e facilitação de troca de informações entre o público presente, composto majoritariamente por produtores rurais (cerca de 80), mas também engenheiros agrônomos e outros profissionais da área, além de representantes de empresas e entidades do setor.

Em seguida, os participantes puderam assistir a quatro palestras com temas voltados para a agricultura, com intervalo para o almoço, e uma demonstração dos novos equipamentos produzidos pela multinacional do ramo e integrante do APL, a Jacto.

“Nosso objetivo era justamente gerar essa atração, criar um ambiente favorável de confiança, respeito e network, e isso aconteceu nesse Dia do Campo. Tivemos palestras importantes, demonstração de equipamentos e de novas tecnologias que chamavam a atenção dos nossos produtores. O objetivo do APL, que é levar ciência, tecnologia e conhecimento ao campo, foi cumprido e o retorno dos nossos produtores foi extremamente positivo”, avalia Flávio Anequini, gerente da Adetec e coordenador do APL de Lins e região.

A união entre as entidades e membros da governança é fator fundamental para o sucesso de eventos como esse, segundo o consultor do Sebrae ER de Bauru, Eduardo Ruiz. “Esse evento representa que o APL de Lins está muito vivo e veio para ficar. Aumenta a credibilidade das entidades envolvidas na governança e mostra que nós estamos aqui para ajudar e que o grupo tem mais força estando juntos”, declara.

 

Adubação e controle biológico

Durante a manhã, foram realizadas duas palestras com temas complementares. Uma delas sobre “Adubação Biológica” ministrada pelo engenheiro agrônomo Sérgio Pimenta. “Adubação biológica, a rigor, não existe. O que acontece é um conjunto de técnicas que melhoram a atividade biológica dentro do solo, das raízes e, por conseguinte, a resistência à seca, às doenças, com melhor aproveitamento dos adubos que são utilizados. Isso é fundamental para qualquer tipo de agricultura para ter um processo de relação entre a planta e o solo mais favorável para a produção vegetal, com menor custo”, aponta o palestrante.

A segunda palestra teve como tema “Controle Biológico com Pragas e Doenças” e foi ministrada pelo também engenheiro agrônomo, consultor e assessor Vinícius Vigela. Segundo o palestrante, o objetivo era mostrar ao produtor as vantagens e ferramentas de manejo com a parte biológica. “São produtos que temos uma efetividade muito bacana em campo porque, com o biológico, não pegamos apenas aquela praga específica só naquela etapa do ciclo, e sim no ciclo completo da praga. E não somente as pragas aéreas, mas também as de solo. Então, conscientizamos sobre algumas ferramentas de trabalho e ideias para realizar o controle biológico”, afirma.

Os produtores ressaltam a importância dos temas correlatos para obter informações mais completas e a facilidade para levar à prática. “Excelente evento, principalmente abordagem dos temas, que estão relacionados um ao outro, foi muito interessante. O preparo dos quatro palestrantes é excelente, dominam os temas e têm ótima didática. E isso nos ajuda na prática, eles trazem a literatura mastigada pra gente, então é fácil para colocar em campo”, opina João Lucas Goes, produtor de pimentões de Promissão.

 

Irrigação e solo

Depois do almoço, os participantes puderam acompanhar mais duas palestras. A primeira sobre Irritação e Fertirrigação, com o representante técnico de vendas da Netafim, Halisson Sodré da Silva Vieira. “A irrigação localizada tem papel social importante, hoje no evento que o foco é o pequeno produtor rural, a ideia é trazer o know-how da Netafim para trazer mensagem de suporte técnico ao produtor, com tecnologia e inovação, para que ele consiga extrair valor da sua terra e do seu cultivo, e permanecer na atividade com ganhos e qualidade de vida”, declara.

A última palestra do Dia do Campo foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Unisalesiano de Lins, Carlos Suguitani. O palestrante enfatiza a importância de os produtores rurais saberem manejar o solo de forma correta. “Tudo na agricultura depende do solo, se não tiver um solo saudável ou em condições de produzir, o produtor vai ter prejuízo. O que acontece muito é a perda por erosão, compactação ou até salinidade. Então, mesmo gastando mais dinheiro aplicando mais fertilizantes ou mais água, não consegue ter produtividade ou retorno do investimento, justamente porque o solo não tem mais a capacidade de reter a água ou de fornecer esses nutrientes de forma adequada”, explica o profissional. “Para a natureza produzir 1 centímetro de solo, ou seja, ter a rocha, degradar e virar solo, precisa de cerca de 400 anos. E 1 centímetro de solo a gente perde apenas com uma chuva”, complementa.

 

Inovação e tecnologia

Além das palestras, os produtores rurais puderam conhecer as inovações tecnológicas do setor, bem como receber demonstrações de utilização dos equipamentos e explicações dos próprios técnicos da Jacto. “Alguns produtos que trouxemos são um calibrador de pulverização digital, um pulverizador que é conectado ao smartphone e um distribuidor de grânulos movido a bateria que você controla a dose aplicada. São várias novidades que apresentamos em grandes eventos, mas às vezes acabam não chegando ao público local. E são coisas que vão auxiliar o agricultor, o pequeno principalmente, no manejo das culturas que ele tem, não só para qualidade de aplicação, de economia e otimização dos insumos, mas também na questão da segurança de quem aplica e do meio ambiente, para evitar contaminação” relata Paulo Cesar Curti, Gerente de Produtos da Jacto, divisão de equipamentos portáteis.

Os produtores se juntaram para ver as demonstrações feitas pela equipe da Jacto e aproveitaram o momento para sanar as dúvidas. Alguns até já garantiram as novidades para suas atividades no campo. “A Jacto trouxe equipamentos que eu não conhecia, isso é a inovação que está vindo. Você conhece a planta na roça, mas o que a indústria está produzindo é neste tipo de evento que você passa a conhecer. E aqui foi melhor do que nas feiras em grandes cidades, porque além de estar perto e ser mais fácil pra nós, conseguimos conhecer mais afundo, com tempo e explicação deles”, aponta José Mauro Gaiotto, produtor de hortaliças de Guaimbê.

 

Cooperação e desenvolvimento

De acordo com o consultor de inovação da Adetec e membro da governança do APL, Eugênio Brito, o sucesso de um Arranjo Produtivo Local é baseado no tripé tecnologia, conexão e cooperação. Por isso, o APL de Lins tem atuado fortemente para integração entre os produtores, as entidades do setor, empresas do ramo, meio acadêmico e o poder público, além da própria governança do Arranjo, gerido pela Adetec.

Os eventos como o Dia do Campo fortalecem a prática desses objetivos e ajudam a impulsionar o desenvolvimento da região. “Eventos como esse permitem que haja essa troca e interconexão e possa gerar negócios futuros para todo mundo. Por exemplo, todo mundo junto pode começar a enxergar diferenças competitivas para uma região, para um determinado ambiente. O clima, solo e habilidade das pessoas competentes pode abordar uma linha de produção e uma cadeia produtiva que, às vezes, estava um pouco negligenciada”, afirma o agrônomo Sérgio.

Os agricultores confirmam essa necessidade de união de forças. O produtor de hortifrutis de Lins, Edson Nakasima, declara que é preciso se unir para encontrar soluções. “Não tem um modelo, nós que temos que fazer nosso modelo de desenvolvimento, fazer história. Pra isso, temos que agir em conjunto para ter uma produtividade melhor”.

O gerente Paulo avalia que a participação da Jacto no APL está sendo muito produtiva para os dois lados: o produtor rural que recebe informações sobre as novas tecnologias e a empresa que valida seus produtos antes de serem lançados no mercado. “Desde que ingressamos no APL de Lins, praticamente todos os produtos que lançamos testamos aqui na região. Antes a gente ia para a região de São Paulo ou Ribeirão Preto, hoje temos a região de Lins como um centro, e é muito mais próxima da nossa matriz em Pompéia. E o agricultor já passa a ter conhecimento destas tecnologias novas, isso eleva o nível tecnológico da região”, aponta.

 

Mais eventos previstos

O sucesso do evento foi tão grande que já está aberta a possibilidade de mais um Dia do Campo em Lins ainda neste ano. Além disso, já está agendado um Dia do Campo em Promissão sobre pecuária leiteira familiar. “Geramos um ambiente de credibilidade e esse, com certeza, será o primeiro de muitos outros que iremos fazer. Sempre tendo esse viés e foco: conhecimento, tecnologia e ciência, para que possamos efetivamente melhorar a possibilidade de o produtor familiar desenvolver suas atividades e ter melhores resultados”, declara Flávio.

As inscrições para o Dia do Campo em Promissão, que será realizado no dia 2 de setembro, na sede da Cooplenor, podem ser realizadas pelo site: www.adetec.org/r/diadocampo

 

Fotos: Greco Studio 

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »