04 de dezembro de 2018

Usina Termelétrica em Lins

Por Adetec Lins

GADE realiza evento com a presença dos responsáveis pelo projeto.

No dia 4 de dezembro foi realizado um novo encontro do Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico - GADE em Lins. O evento teve início às 18h no Manitá, um novo espaço de lazer na cidade, localizado na estrada de Lins – Monlevale km 4,2.

 

Na ocasião foi apresentado às mais 50 pessoas presentes, pelo seu proprietário Bruno Koike Lelis, o Espaço Manitá. Bruno mostrou o espaço recém implantado e falou sobre os planos de expansão que já tem para o local. Quem estava indo ao Manitá pela primeira vez ficou encantado com a sua estrutura e com a beleza do lugar.

 

 

Depois foram abordados assuntos em torno da Usina Termelétrica, com apresentação do projeto pelo Carlos Eduardo Miranda, da empresa Ômega Engenharia, e pelo Marcio Koerich, da empresa GE,  respectivamente responsável e investidora do projeto.

 

A construção de uma obra tão grande na cidade traz diversos benefícios, um dos mais importantes é a geração de empregos e renda, tanto pela usina quanto pelos negócios satélites que surgirão. Quando a usina estiver pronta e até mesmo durante a obra, muitos empregos serão gerados para a população da cidade e região, seja direta ou indiretamente, por exemplo, com a necessidade de contratação de serviços terceirizados.

 

Por outro lado, esclareceram os palestrantes, exatamente por se tratar de uma obra muito grande, que envolve vários órgãos de controle público, a demora nos processos de andamento é algo natural.

 

Dessa maneira, eventos como o encontro do GADE são extremamente importantes para informar a comunidade e empresários sobre os detalhes e etapas dos processos da aprovação e instalação da usina termelétrica.

 

 

Durante a apresentação, os presentes puderam se manifestar livremente e vários questionamentos foram esclarecidos pelos palestrantes bem como pelas autoridades municipais presentes, notadamente o Prefeito Edgar de Souza, o Vice-Prefeito Carlos Daher, o Presidente da Câmara Rogério Barros e o Secretário de Desenvolvimento Israel Alfonso.

 

Para a realização da obra, a Prefeitura de Lins cedeu o terreno e apoio logístico, acompanhando todo o processo de construção do projeto. A expectativa é que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) conceda a licença ambiental até março do próximo ano. Por isso, está planejado que a usina termelétrica de Lins participe de um leilão de energia que está marcado para abril de 2019.

 

 

Para os participantes do evento, o GADE confirmou, com este último encontro, que é uma oportunidade de participação efetiva do setor empresarial, do setor acadêmico e da sociedade em geral em assuntos de interesse público. Veja alguns dos depoimentos colhidos durante o evento realizado no último dia 04 de dezembro:

 

Professor Luciano Soares, Diretor da FATEC de Lins – “Particularmente,  a Termelétrica precisa de uma logística e os cursos oferecidos são ótimos para melhorar e qualificar os profissionais. A FATEC tem um grande papel na formação desses técnicos. Somos grandes parceiros da ADETEC e da Incubadora”.

 

Luiz Carlos Gardini, presidente do Sincomércio – “Nós aderimos de imediato ao GADE em sua formação, pois ele é um ponto de apoio, de perguntas dos formadores de opinião, para sempre passar as informações corretas e em primeira mão”.

 

Paulo César Lopes, Presidente da Associação Comercial – “As reuniões do GADE são importantes e fortalecem o relacionamento das empresas, possibilitando que eles coloquem as novas ideias em prática.

 

Valter Dal Bello, Gerente de Inovação da ADETEC – “O GADE reúne a parte empresária, a comunidade e o poder público, para que os assuntos sejam apresentados de forma dinâmica, aberta e coletiva. Além disso, é uma grande oportunidade para parcerias e networking”.

 

José Antonio Cândido, Presidente da Associação dos Contabilistas de Lins – “A importância do evento está na troca de ideias entre os participantes. Os contabilistas andam de mãos dadas com os empresários, de forma a buscar um planejamento tributário e fornecer melhorias”.

 

Israel Antonio Alfonso, Secretário de Desenvolvimento Sustentado – “A usina e a cidade se tornarão referências mundiais, uma vez que os equipamentos que serão trazidos para cá estão sendo produzidos nos EUA e contam com tecnologia inovadora, tornando a cidade pioneira sob este aspecto”.

 

Carlos Eduardo Miranda, gestor da Ômega Engenharia, desenvolvedora do projeto da Usina Termelétrica – “Um projeto deste tamanho é um divisor de águas. Ele irá trazer para a cidade um investimento na ordem dos bilhões e muita mão de obra especializada, principalmente em sua operação”.

 

Marcio Koerich, gestor da GE, uma das investidoras do projeto – “Essa iniciativa do GADE é importante por abrir espaço para perguntas, explicações e comentários. Assim, mais pessoas entenderão toda a importância da Usina, tudo que se ganhará com ela e também o que ainda é preciso desenvolver. Sem o evento realizado pelo GADE, a população ficaria sem essas importantes informações”.

 

O evento foi coordenado pela ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), em parceria com a Associação Comercial Empresarial de Lins - ACEL, o Sindicato do Comércio Varejista de Lins – Sincomércio e a Associação dos Profissionais Contabilistas de Lins – APCL.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »