10 de janeiro de 2019

Oportunidade ou necessidade?

Por Adetec Lins

Conheça a melhor forma de empreender e obter sucesso.

Ser um empreendedor não é uma característica que nasce conosco, é preciso lapidá-la ao longo dos anos e saber aproveitar as oportunidades. Muitos acreditam que basta entrar de cabeça em uma ideia, investir e os resultados virão, mas não é sempre assim. Empreender por necessidade é um dos erros mais cometidos por quem almeja crescer financeiramente, e o que realmente pode dar um resultado benéfico é o empreendimento por oportunidade, ou seja, analisar quais são as tendências de mercado e onde estão dando certo, para assim migrar para este tipo de negócio.

 

Segundo Ana Luísa, responsável pela área comercial da Agência  de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (ADETEC) de Lins, a pessoa que empreende por necessidade está focada em ter uma receita, geralmente, rápida o suficiente para resolver algum problema momentâneo que está passando. “Percebemos que existem alguns tipos mais comuns: aquela pessoa que resolve produzir panetone na época de natal, faz um dinheiro extra e percebe que pode ser um bom negócio. Aí ela começa a produzir pães e bolos o ano todo e vai levando assim. Só iniciaram uma atividade que lhes pagassem um “salário mensal”.


A maior falha talvez seja justamente essa: empreender mirando na própria manutenção e não em prosperar.” explica a representante.

 

Oportunidade


Um empreendimento pode começar por um planejamento básico, que permita testar a viabilidade do negócio. Existem ferramentas muito difundidas para isso e a ADETEC oferece bimestralmente a Oficina de Modelagem de Negócios que permite ao empreendedor organizar suas ideias e testá-las.

Outro aspecto fundamental é a maneira como o empreendedor enxerga sua ideia. Ela precisa ser vista como uma forma de trazer prosperidade e não apenas de sobrevivência. Isto estará completamente associado ao tempo de vida (e não sobrevida) do negócio, bem como com a satisfação e qualidade de vida do empreendedor. Para Ana Luísa, estar atento as oportunidades é fundamental. “As oportunidades de mercado aparecem. Pouco tempo atrás quem abriu um negócio de delivery era visionário. Mirando nesta oportunidade alguns empreendedores investiram seu capital em negócios do tipo e hoje são grandes grupos com lucratividade e valor de mercado. Mas começaram numa portinha!” acrescenta. Empreender é uma tarefa árdua em ambas as situações, por necessidade ou por oportunidade. Porém, a longo prazo, é na oportunidade que garante-se a durabilidade do esforço empregado e dedicado ao sonho do próprio negócio.

 

Hobby ou negócio?


As atividades que fazemos nas horas vagas também podem ser ótimas sugestões de empreendimento. Caso seja encontrada uma oportunidade em um hobby, isto pode virar um bom negócio. Porém, deve ser entendido como uma oportunidade de proposta de inovação ao mercado. Entende-se que a inovação pode estar atrelada ao próprio produto ou aos processos que a circundam, como as formas de entrega, de embalagem, de acessibilidade e venda. A criatividade pode ser fundamental para que a empresa se destaque diante das concorrentes.

 

Qualificação


A falta de preparo profissional do empreendedor no que compete o gerenciamento do negócio pode ser desastroso no processo de evolução da empresa, por isso, Ana Luísa destaca a importância na qualificação. “A profissionalização do empreendedor pode até ser iniciada em um curso de Administração de Empresas, mas percebemos que é na vivência e nas qualificações pontuais que os processos tornam-se mais maduros.” afirma.  A ADETEC também oferece durante o ano cursos, palestras e treinamentos que podem qualificar o empreendedor e sua equipe visando o aperfeiçoamento da gestão e a troca de experiências com os demais empreendedores locais, sendo uma condição exclusiva de quem participa de eventos presenciais.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »