06 de setembro de 2022

Dia do Campo em Promissão, realizado pelo APL, reúne cerca de 90 participantes

Por Cíntia Papile

Produtores rurais e profissionais doe agropecuária assistiram às palestras do evento, promovido pelo APL de Lins, sob gestão da Adetec

Mais um Dia do Campo foi realizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região com forte presença dos produtores rurais, profissionais e empresas do agro e entidades do setor. Dessa vez, a edição foi em Promissão, no dia 2 de setembro, com o tema pecuária leiteira.  

O evento foi promovido pelo APL de Lins e região, que tem como entidade gestora a Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins), em parceria com outras entidades que compõem a governança do APL; o Sebrae, Senar e Faesp, com apoio da Prefeitura de Promissão e da Cooplenor (Cooperativa dos Produtores Familiares de Leite da Região Noroeste).

O Dia do Campo de Promissão teve café da manhã para integração e facilitação de troca de informações entre o público presente. Em seguida, os participantes puderam assistir a três palestras com temas voltados para a pecuária leiteira, com intervalo para o almoço.

“Esse evento é muito importante para o produtor porque tudo vai se modernizando e eles precisam ir se adequando. O leite, há muito tempo, não tinha muitas exigências, hoje existem leis e eles precisam estar atualizados e aprenderem como deixar o leite dentro do padrão que é exigido, como tratar os animais, fazer o manejo diferente e reduzir custos, para ficarem mais tranquilos em suas propriedades, isso não é tão fácil sem amparo”, afirma o presidente da Cooplenor, Paulo Cesar de Andrade (Paulinho Mioto).

 

Redução de custos e eficiência da produção

A primeira palestra foi sobre piqueteamento e adubação de pastagens, com o médico veterinário Aldo Fernandes. Em seguida, o também médico veterinário Paulo Roberto Rodrigues falou sobre a qualidade do leite. E, pra fechar, houve uma palestra sobre vacinas e suplementos na alimentação do gado de leite com o especialista Gustavo Corrêa.

“Nós temos que trabalhar com esses pequenos produtores sobre a eficiência da produção, ensinando a calcular o custo de produção, manejar os animais, selecionar as vacas, pesar o leite e outras ações que mudam totalmente a produção do leite e o rendimento financeiro. Levar esse conhecimento e visão aos produtores é fundamental”, aponta o palestrante Paulo Roberto.

Uma das produtoras presentes, Manoelita da Silva Pereira, afirma que tem sido um aprendizado muito grande contar com esse tipo de amparo profissional. “Hoje, sabemos a melhorar a qualidade do leite para agregar valor e a pastagem, a comida, as matérias que são suficientes e eficientes para o gado, para ter uma produção boa. Estamos aprendendo a mexer com a pastagem, a fazer um alimento melhor para a vaca com um custo menor, porque hoje a selagem de milho está bem cara, então estamos aprendendo a criar gado com manejo da pastagem irrigável e isso está sendo bem interessante. Aprendi a bater a ração a 20%. Já notamos diferença. O nosso leite hoje subiu de 40 litros para 60 a 62 litros. Ajudou muito. Era uma coisa que a gente não sabia e hoje sabemos”.

Outro produtor de leite que também aumentou sua produção com as orientações recebidas foi o José Garcia Ramos. “Estou tendo um resultado excelente. A gente tirava leite sem ter irrigação, sem nada. O curso de pastagem foi muito bom. As vacas que tenho hoje estão na média de 30 a 40 litros de leite, antes era de 10 ou 15 litros”, relata.

 

União e troca de conhecimentos

O propósito do APL é justamente de levar conhecimento e ciência ao campo para impactar positivamente na produtividade dos produtores rurais de Lins e região. O presidente da Cooplenor confirma a importância de fazer parte do Arranjo. “O APL é importante porque consegue agregar muitas pessoas de toda região, com ideias novas e diferentes, proporcionando aos produtores uma visão mais ampla. Abriu o leque de toda região pra se discutir os problemas e caminhar juntos, ficando todos mais fortes e preparados”, declara Paulo.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »