09 de novembro de 2022

Dia de Campo em Guaiçara reúne cerca de 100 participantes

Por Cíntia Papile

Com cinco palestras e uma apresentação das inovações tecnológicas do setor, evento reuniu produtores rurais, além de profissionais e empresas do ramo

O Arranjo Produtivo Local (APL) da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região, gerenciado pela Adetec, realizou o terceiro Dia de Campo no dia 8 deste mês. Dessa vez, o evento foi em Guaiçara, no bairro Canjarana. Cerca de 100 participantes, entre produtores rurais, profissionais e empresas do agro acompanharam cinco palestras e conheceram as inovações tecnológicas da empresa Jacto, multinacional de Pompeia que é integrante do APL de Lins e região.

A maior parte do público presente era composta por produtores rurais, que aproveitaram o momento para trocar experiências, sanar dúvidas com os palestrantes e levar o conhecimento adquirido para a prática do campo. “É uma ferramenta importante para levar conhecimento, ciência e tecnologia ao campo., para que o produtor rural possa implementar isso e melhorar suas condições de produtividade e resultados. E o papel do APL é justamente ser um facilitador desse processo de formação e disseminação do conhecimento e da inovação”, aponta Flávio Anequni, gerente da Adetec e coordenador do APL de Lins e região. Ele ainda complementa que as parcerias são muito importantes nesse trabalho, para que seja possível levar profissionais competentes e qualificados que contribuam com a formação dos produtores e empreendedores rurais.

 

Programação intensa e muito network

Após um café da manhã que serviu de integração entre os participantes, houve três palestras no período da manhã. A primeira foi sobre “Adubação biológica: condicionadores biológicos do solo”, com o engenheiro agrônomo Sérgio Pimenta; a segunda teve como tema “Controle Biológico de Pragas e Doenças: técnicas de manejo biológico”, com o também engenheiro agrônomo Vinícius Vigela. E a terceira abordou “Fertilidade do Solo”, pelo coordenador de Engenharia Agronômica do UniSALESIANO, Carlos Suguitani.

Em seguida, houve uma pausa para o almoço, que foi servido no local, e mais um momento de interação. No período da tarde, houve mais duas palestras. Ambas com o Edson Tadashi Savazaki, da Casa da Agricultura de Guaiçara - CATI Regional de Lins, uma sobre o tema “Rastreabilidade de Produtos de Origem Vegetal” e outra sobre “Oportunidades na Fruticultura (morango, mirtilo e atemoia)”.

Além disso, havia uma tenda montada pela empresa Jacto com diversos tipos de equipamentos, ferramentas e tecnologias para os produtores conhecerem. Os colaboradores da empresa realizaram apresentações com explicação e demonstração dos produtos.

 

O próximo já tem destino

O próximo está marcado para o dia 19 deste mês, na cidade de Sabino, com apoio do poder público local e as mesmas entidades dos outros Dias de Campo já realizados. O link de inscrição é www.adetec.org/r/diadecampo. É gratuito!

A edição de Guaiçara do evento foi promovida pelo APL de Lins e região, que tem como entidade gestora a Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins), em parceria com outras entidades que compõem a governança do APL; o Sebrae, Senar e Faesp, com apoio da Prefeitura de Guaiçara e da APOL (Associação dos Produtores e Olericultores de Lins e região).

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »