08 de maio de 2019

Final do Desafio ADETEC de Empreendedorismo

Por Adetec Lins

Os alunos foram incentivados a desenvolverem soluções para os objetivos propostos pela Agenda 2030 da ONU.

Foram apresentados 8 projetos, selecionados de um total de 50 projetos, oriundos do programa Desafio ADETEC realizado na ETEC, Unisalesiano, Centro Municipal de Formação Profissional/Senai, Unilins e Fatec. Os alunos foram incentivados a desenvolverem soluções para os objetivos propostos pela Agenda 2030 da ONU: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Igualdade de Gênero e Consumo e Produção Responsável.

 

Os vencedores foram:

 

 

1º lugar: projeto Social Help dos alunos Sara e Gesiel do 3º Semestre de Administração do Unisalesiano

 

A solução proposta está alinhada com o objetivo 12 da Agenda 2030 Consumo e Produção Responsável. Os alunos idealizaram um aplicativo para o descarte correto do material reciclável.

 

 

2º lugar: projeto Recrutando dos alunos do 2º ano integrado da ETEC Milena, Filipe, Alice e Gabriel.

 

O projeto por meio de app, fóruns online e palestras presenciais, visa estimular a participação de mulheres na área de tecnologia que hoje é ocupada principalmente por homens. A solução proposta está alinhada com o objetivo 05, Igualdade de Gênero.

 

 

3º lugar: projeto Kombate dos alunos dos cursos Almoxarife, Eletricista Industrial e Mecânica de Usinagem do CMFP/SENAI Brayan, Eduarda, Mayumi e Pedro

 

A ideia do grupo está relacionada com os objetivos 01 e 02, erradicação da pobreza e fome zero. A solução proposta é de um veículo Kombi parado diariamente em lugares estratégicos na cidade alimentando as pessoas mais necessitadas. O projeto seria financiado por parceiros e investidores e contaria com voluntários para administrar.

 

O Desafio Adetec de empreendedorismo é um programa que busca incentivar através de modernas metodologias jovens alunos a adotar uma postura proativa e empreendedora em qualquer ambiente aonde estejam inseridos.

 

Utilizando modernas ferramentas como Business Model Canvas e uma metodologia baseada em experiências colaborativas, criatividade e pesquisas, os alunos atingem as metas propostas aprendendo a administrar o tempo, equiparando-se ao mundo corporativo, trazendo uma experiência futura de como vivenciar o mercado.

 

Outro objetivo do desafio é atrair os melhores projetos para o programa Hotel de Projetos da ADETEC que tem como finalidade transformar essas soluções em oportunidades de negócios.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »