09 de fevereiro de 2023

Primeira reunião de 2023 do APL de Lins e região dá continuidade ao planejamento de ações e atividades do ano

Por Cíntia Papile

Trabalho de assistência técnica e extensão rural deverá ser ampliado, mais Dias de Campo e outros eventos estão previstos

O planejamento das atividades e ações para 2023 do Arranjo Produtivo Local (APL) da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região já começou. No dia 2 de fevereiro, a governança e comitê científico do APL se reuniram de forma híbrida – alguns participantes estavam presentes e outros participaram de forma online -, para discutir os resultados obtidos em 2022 e continuar os planos iniciados na última reunião do ano passado.

“O objetivo deste primeiro encontro de 2023 do APL com os parceiros da governança e do comitê científico foi dar sequência ao planejamento das ações e atividades de 2023. Iniciamos isso em dezembro, com a apresentação dos resultados de 2022, começamos a discutir as ações de 2023. Agora definimos alguns aspectos importantes para essas atividades”, declara Flávio Anequni, gerente da Adetec, que é a entidade gestora do APL.

Um dos aspectos discutidos foi a importância de potencializar e ampliar a comunicação e divulgação dos trabalhos realizados, principalmente pelos agentes locais de inovação rural (ALIs) do Sebrae com os produtores, para divulgar as boas práticas realizadas. Neste mesmo sentido, também será reforçado, ampliado e divulgado o trabalho já iniciado no ano passado de assistência técnica e extensão rural por um engenheiro agrônomo contratado. “Começamos com um projeto piloto com 5 produtores da APOl, e agora pretendemos numa parceria entre Adetec, APOL e produtores ampliar o número de atendidos e dar continuidade a esse trabalho para melhorar as atividades dos produtores regionais”, afirma Flávio.

Outro ponto abordado foi a rastreabilidade dos alimentos relacionados à horticultura e fruticultura, além dos Dias de Campo que devem ter novas edições a partir do segundo semestre deste ano. Para março, está previsto um evento de lançamento do novo ciclo dos ALIs, que também permitirá apresentar os resultados de 2022 e o planejamento de ações de 2023 para os produtores.

“Conversamos sobre todo o planejamento estratégico que discutimos e elaboramos no ano passado, observamos que a maioria das ações foram realizadas e agora daremos continuidade, algumas readequamos pra dar sequência neste ano e incluímos outras novas. Sempre com o objetivo de fortalecer e levar conhecimento e tecnologias para os produtores, para que eles possam melhorar a eficiência produtiva e a qualidade de trabalho e de vida”, aponta Flávio.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »