03 de abril de 2023

Incubadora de Empresas de Lins completa 20 anos com impulsionamento ao empreendedorismo, geração de empregos e cases de sucesso

Por Cíntia Papile

Nos últimos cinco anos, empresas incubadas geraram cerca de 4 mil postos de trabalho, com faturamento por volta de R$ 50 milhões

Consolidada em toda a região como referência de apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico, a Incubadora de Empresas de Lins (IEL) completa 20 anos neste mês. 

Criada pela Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins) em 2 de abril de 2003, a Incubadora nasceu com a missão de ser uma escola de empreendedorismo para fortalecer, principalmente, micros, pequenos e médios empreendedores de Lins e região. “Durante esses 20 anos, temos realizado esse trabalho de apoiar e formar nossos empreendedores, estimular o desenvolvimento local, gerando riqueza através da criação de postos de trabalho, de novos produtos no mercado e inovações. E, com a criação também da Incubadora Virtual, atraímos empresas até de fora da nossa microrregião”, relata o gerente Flávio Anequini, que está à frente do programa desde 2002, antes mesmo da fundação da IEL, com um ano de atuação da Adetec.  

Por meio de consultorias especializadas, as empresas incubadas na IEL transformam boas ideias em negócios promissores ou alavancam o negócio que precisava de uma força extra para crescer. Nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022, 89 empresas passaram pelo processo de incubação, com 1.888 horas de consultorias recebidas pelos especialistas da Incubadora. Além disso, a IEL atendeu 344 empresas da região com orientações e realizou 134 eventos de gestão e formação empreendedora atingindo 6.308 pessoas. Ainda neste período de cinco anos, as empresas apoiadas pela IEL geraram cerca de 4 mil postos de trabalho, com faturamento por volta de R$ 50 milhões. 

 

Quais os benefícios gerados para empresas incubadas?

Os empreendedores incubados recebem suporte administrativo, gerencial e tecnológico e outros benefícios, como networking, facilidade de acesso ao crédito, cursos e eventos e consultorias especializadas em diversas áreas: financeira, mercado, marketing, gestão estratégica, inovação, processamento de alimentos, entre outras.

Em 2020, durante a pandemia, a gestora da Incubadora, a Adetec, expandiu os atendimentos para todo o país com a criação da Incubadora Virtual de Empresas. Os incubados virtuais recebem os mesmos benefícios oferecidos pela incubadora física, mas de forma online, sem necessidade de instalação no prédio da Incubadora, atendendo empresas de outras cidades, até fora do estado de São Paulo.

Há 2 anos na Incubadora, a empreendedora Patrícia Mituiti está prestes a se graduar e levar sua confeitaria para o mercado. “Eu trabalhei em casa por 24 anos e sempre tive o sonho de estar na Incubadora da Adetec. Aqui eu tenho consultorias financeiras, de inovação e também com uma engenheira de alimentos. E sou grata a todo conhecimento que adquiri, hoje eu me sinto preparada para abrir meu comércio na cidade”, afirma. A empreendedora ainda relata que o período como incubada foi fundamental para enfrentar as adversidades do mercado e se preparar para diversos cenários. “Eu aprendi que não é fácil, existem turbulências, variações de preços e outros desafios, mas que nós temos sempre que inovar e tentar de formas diferentes, quando não alcançamos o resultado esperado. Sempre com força de vontade, otimismo e criatividade, atendendo bem os clientes, fazendo tudo com dedicação e amor, é possível. Fica a minha sincera gratidão, jamais vou esquecer minha passagem pela Incubadora, foi essencial para ser a empreendedora qualificada que sou hoje”, declara.  

Mesmo ainda no início do processo de incubação, o engenheiro civil Luís Rocha já tem colhido benefícios com o programa. Com uma experiência internacional de mais de 10 anos, o linense retornou para sua terra natal e decidiu empreender com a LR Engenharia, Topografia e Consultoria. Para ter um crescimento estruturado, entrou para a Incubadora e afirma que o respaldo recebido tem aberto novas oportunidades. “Tem sido uma experiência enriquecedora para mim, eu estava atravessando um momento em que estava cogitando aceitar convites para sair do país novamente. E, por estar incubado, tive a oportunidade de aprender muito nas consultorias de Finanças e Marketing e o gerente da Adetec, Flávio, está me abrindo portas que jamais conseguiria sozinho, estou me sentindo mais seguro como empresário, sinto um respaldo gigantesco por parte da Adetec, pois estão sempre à disposição para me ajudar no que eu preciso, e isso tem me deixado mais confiante para acreditar ainda mais no meu projeto”, declara o engenheiro.

 

Como funciona?

O(a) empreendedor(a) pode procurar a administração da Incubadora para receber orientações sobre o programa e até para elaborar o seu modelo de negócio. Depois disso, apresenta seu projeto para os consultores da Adetec, gestora da Incubadora de Empresas, para avaliação e decisão final visando incubação.

Ao ter o empreendimento aprovado, será encaixado na fase de pré-incubação ou incubação. No caso da incubadora virtual, pode ser classificado em: ideação, incubação ou aceleração.

Durante o período de incubação, a empresa passa por todas as fases até chegar na graduação. As empresas graduadas se tornam empreendedores preparados para um mercado mais desafiador e a competitividade do ambiente empresarial, gerando renda, postos de trabalho, produtos e serviços inovadores e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Um dos exemplos de sucesso é a NB Doces Finos, que iniciou na Incubadora em 2014, como Nosso Brigadeiro, conquistou a graduação e se tornou uma empresa associada à Adetec para continuar recebendo benefícios. A empresa se mantém até hoje ativa no mercado e em expansão. Durante a pandemia, abriu uma filial em Araçatuba e, em 2022, a unidade de Lins foi ampliada com uma área para realização de cursos no ramo gastronômico. “A parte mais difícil de um negócio é administrar. Produzir o produto é a parte mais fácil. Mas saber vender, administrar, precificar, conseguir bons fornecedores, fazer com que esses produtos cheguem no cliente são coisas muito mais difíceis. Estar na Incubadora foi de extrema importância porque conseguimos ganhar uma visão totalmente diferente do negócio. Nós usamos até hoje as planilhas das consultorias financeiras”, declara a empreendedora Estela Hernandes.

O empresário Jorge Montalvão foi outro case de sucesso da Incubadora. Ele estava desempregado e abriu a Águia Rádio Comando na Incubadora, com a sua invenção: um programa de automação de caixas d’água no agronegócio. Ele ganhou prêmios e expandiu as vendas para o país todo.

A Incubadora é um ambiente criado para acolher micro e pequenas empresas nascentes ou em operação, que buscam o desenvolvimento e profissionalização de suas atividades, agregando conhecimento, inovação e tecnologia.

Para saber mais sobre o programa e entender como fazer parte, entre em contato pelo WhatsApp (14) 99680-9673.

 

Parcerias, trabalho em equipe e futuro

O gerente Flávio destaca a importância das parcerias para o sucesso de uma Incubadora de Empresas. “Um aspecto importante que eu aprendi quando iniciei nesse programa lá em 2002 é que para uma incubadora existir no município são necessárias as parcerias com todos os atores importantes do processo, como as universidades, instituições de ensino, empresários, outras entidades e o poder público. E nós temos feito esse malabarismo para manter esses relacionamentos firmes e termos apoio, suporte, recursos, inteligência e fortalecermos o programa e tudo que oferecemos aos empreendedores”, relata. Ainda nesse sentido, o gerente aponta o papel da equipe interna nesses resultados e agradece todos os parceiros e envolvidos. “Temos que agradecer a nossa equipe, que é comprometida com o propósito e objetivo da incubadora, nossos consultores e todas as diretorias que passaram pela Adetec durante esses anos, é muito importante a participação e apoio de todos. E aos nossos parceiros, o poder público, tanto o Executivo quanto o Legislativo, as instituições de ensino e outras instituições que caminham conosco”, complementa.

Para o futuro, Flávio afirma que o plano é continuar aperfeiçoando os processos, buscando sempre inovar em diversos pilares de atuação da Incubadora. “Chegamos aos 20 anos, saímos da adolescência para uma fase mais madura, digamos assim, e temos muitos desafios pela frente, no sentido de nos adaptar e adequar à realidade do mercado, em questão de inovações, tecnologias, estímulo aos jovens nas escolas, que essa parte da educação também está alinhada ao propósito da Incubadora, que é de formação, capacitação e abertura de novos mercados. Vamos sempre melhorar e aperfeiçoar nosso trabalho na Adetec, que é a gestora da Incubadora. Quem ganha é o município, com novos empresários com visões mais alinhadas com o momento, a sustentabilidade e com o mercado” declara.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »