18 de maio de 2023

Adetec integra programa Óleo do Bem como ponto de coleta na cidade de Lins

Por Cíntia Papile

Para cada litro de óleo doado, munícipe ganha uma barra de sabão ecológico

Desde abril, a Adetec é um dos pontos de coleta do programa Óleo do Bem, uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado. Para cada litro de óleo doado, o munícipe ganha uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica.

Para participar, é preciso deixar o óleo usado esfriar por 1 ou 2 horas, colocar em uma garrafa pet ou recipiente de plástico bem vedado, levar até um ponto de coleta e trocar pelas barras de sabão. A Adetec, que é um ponto de coleta do programa, fica na rua Floriano Peixoto, 1.093, no centro de Lins. O óleo deve ser depositado em um tambor próprio da campanha e o doador terá acesso a material de orientação e às barras de sabão equivalentes aos litros de óleo doados.

Lins foi a primeira cidade do centro-oeste paulista a receber o projeto. Atualmente, o Óleo do Bem conta com 250 pontos de entrega voluntária em 11 cidades do interior do Estado de São Paulo e já reciclou 60,8 mil litros de óleo de cozinha usado.

De acordo com informações do projeto, todo óleo recebido na campanha é transformado em sabão ecológico e outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição do solo, rios e demais fontes de água da cidade. Para se ter ideia do impacto, apenas 1 litro de óleo pode poluir 25 mil litros de água. Ao descartar corretamente todo esse resíduo, evita-se que 715 mil quilos de CO2 sejam jogados na atmosfera, o que equivale a deixar 2.007 carros populares sem rodar durante 1 mês.

Em Lins, o Óleo do Bem conta com o patrocínio da Sabesp e do Óleo Vila Velha, apoio do Governo do Estado de São Paulo, CETESP, Prefeitura de Lins e com a promoção da TV TEM e do Portal temmais.com. O projeto é uma iniciativa do TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal.

A Adetec é uma apoiadora do programa e tem compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »