15 de setembro de 2019

Maratona Hackathon aconteceu em Lins

Por Adetec Lins

Evento contou com a participação de 12 equipes representando diversas instituições de ensino.

 

Empreendedor do Futuro – A Maratona Hackathon (maratona de programação) aconteceu em Lins, nos dias 13 e 14 de setembro últimos, na FATEC de Lins, com a participação de 12 equipes representando diversas instituições de ensino e tendo a Sabesp como empresa demandante do desafio proposto.

 

As equipes se reuniram, a fim de explorar e desenvolver soluções inovadoras com o objetivo de gerar negócios ou protótipos funcionais a partir de um software específico. Com seu surgimento em 1999, a maratona Hackathon se tornou rotina como um acelerador de ideias em diversos eventos para startups.

 

O evento teve início na sexta-feira à noite (13) com a apresentação de representantes das entidades parceiras: Juliano Munhoz – presidente da ADETEC, Professor André Ponce – representando a Fatec e Lucas Pavezzi – Secretário de Administração, representando o Prefeito Edgar de Souza.

 

Após a abertura do evento, Marisa Goes – Gerente do Departamento Administrativo e Financeiro da Sabesp – Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande, que foi a empresa demandante das soluções, apresentou as soluções buscadas aos participantes, que a partir de então foram agrupados para começar a pensar no desafio e efetiva solução.

 

Já no sábado (14), as 12 equipes deram sequência ao desenvolvimento das soluções e apresentaram suas ideias para uma banca avaliadora composta por: Juliano Munhoz – Adetec; Marisa Goes – Sabesp; Adriano Bezerra – Mestre em Ciência da Computação, Professor, Coordenador do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet na Fatec Lins; Anderson Pazin – Mestre em Ciência da Computação, Professor e Coordenador do Curso Superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec e Fabrício Carnevale Reis – Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade e Supervisor da Garantia da Qualidade da JBS Embalagens Metálicas.

 

Os participantes do evento trabalharam com muita determinação, criatividade e foco apresentando excelentes soluções. Após a apresentação dos trabalhos, três equipes se destacaram das demais e foram consideradas vencedoras:

 

1° lugar:

 

  

Equipe Gigabyte – formada por Fernando Sato (Tecnólogo em jogos digitais e análise e desenvolvimento de sistemas), Rômulo Espicalquis (estudante de Engenharia Civil da Unilins), Vinicius Soares (Engenheiro da Computação), Luiz Antonio Júnior e Bruno Polone (Tecnólogos em Sistemas para Web e pós-graduados em Engenharia de Componentes Java).

 

2° lugar:

 

 

Equipe Siscof – formada pelos alunos Lucas Almeida, Evandro de Souza, Anderson Almeida, Henrique Araújo e Sivia Maria Soares Matheus, todos alunos de Sistemas para Internet da Fatec.

 

3° lugar:

 

  

Equipe Recrutando – formada pelos jovens Milena Miyashiro Garcia, Maristela Fernanda de Oliveira, Filipe Papa de França e Gabriel Valentin de Oliveira, todos alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio da Etec Lins.

 

Empresa demandante

 

Segundo Marisa Goes, gerente administrativa da Sabesp, a experiência foi maravilhosa. “Foi muito bom ver a dedicação dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos. O alto nível dos trabalhos foi surpreendente, tendo vista o pouco tempo que tiveram para conhecer os problemas e propor as soluções. A organização também estava impecável. Agradeço imensamente o convite e parabenizo todos os organizadores, parceiros e alunos.”

 

O evento

 

O evento foi organizado pela FATEC, ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico) de Lins, Incubadora de Empresas de Lins, Agência Inova Centro Paula Souza e teve o apoio da Usina Lins, Prefeitura Municipal de Lins e Sabesp. A maratona Hackathon é dirigida a alunos de cursos das áreas de Tecnologia da Informação, Gestão e Marketing. Também é voltado para alunos e ex-alunos da FATEC e ETEC de Lins, ETEC de Cafelândia, IAL, Unilins, UniSalesiano, Senai, entre outras instituições.

 

Segundo Fábio Meira (FATEC-LINS) e Flávio Anequini (ADETEC-Incubadora), membros da comissão organizadora, o evento atingiu o objetivo proposto e os vencedores da maratona Hackathon terão os seus projetos divulgados nos sites, fanpages, instagram e mídias impressas e eletrônicas da Adetec, Incubadora de Lins, Fatec Lins, Inova Centro Paula Souza, Empreendedor do Futuro e Sabesp. Os vencedores também terão direito à incubação de seus projetos no Hotel de Projetos da Adetec/Incubadora.

 

Para o primeiro colocado também será oferecida uma bolsa de pesquisa para residência no Hotel de Projetos (de 6 a 12 meses), no valor de R$2.000,00 que poderá ser utilizado para a aquisição de treinamentos, licenças ou como aporte para iniciar o desenvolvimento da solução.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »