10 de fevereiro de 2020

Encontro na Adetec discute ações para Programa de Desenvolvimento Local

Por Cíntia Papile

Evento e-Soluções, que pretende levar o e-commerce ao empresário linense, será a primeira ação, promovida pelo Sebrae e Correios.

 

Sinergia, esse foi o ponto forte do encontro entre entidades que visam o mesmo objetivo: o desenvolvimento local. A reunião foi realizada na manhã dessa quinta-feira, dia 30, na Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins). A parceria Sebrae / Correios, no caso de Lins, recebe forte apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e das instituições Sincomercio, Associação Comercial, Senai, Fatec e Etec.

 

Presente ao encontro, o gerente regional do Sebrae Bauru, Wilson Nishimura, expõe que, dos 37 municípios de abrangência do órgão regional, Lins é a terceira cidade escolhida para receber o Programa de Desenvolvimento que integra forças com as entidades locais. Segundo o gerente, a decisão de vir a Lins se deve ao ambiente empresarial propício e participação ativa das lideranças de entidades da cidade. “Esse contexto faz com que o Sebrae Regional de Bauru encare como prioridade a cidade de Lins para um projeto que se iniciará em 2020, que deve continuar em 2021, voltado para o desenvolvimento local”, aponta.

 

O Programa envolverá diversas ações, desde educação empreendedora, na indústria, comércio, prestação de serviços e no agronegócio. “Nós também vamos trabalhar forte com eventos relacionados à melhoria da competitividade empresarial, por isso é importante que empresários, empreendedores e acadêmicos participem dessas ações”, declara Wilson.

 

Vem aí e-Soluções

 

A primeira ação do programa será o evento e-Soluções, com realização gratuita em março pelo Sebrae e Correios e apoio das entidades locais ligadas aos empresários e universidades.

 

“O e-Soluções é um projeto que foi desenvolvido em 2018 no interior de São Paulo e, em 2019, foram mais de 1200 pessoas atendidas abrangendo 44 cidades. Com a crise econômica, muitas pessoas começaram a empreender, e o e-commerce é o caminho, queremos levar isso aos empreendedores linenses”, aponta o analista dos Correios, Mario Caldeira.

 

No evento, haverá duas palestras, uma com o consultor dos Correios Warley Pires, que abordará sobre tráfego orgânico, otimização do frete e otimização do site.  E outra com o consultor do Sebrae Hugo Hoch, que vai falar sobre tráfego pago, Facebook, Instagram e Google Ads, e as tendências do marketing digital.

 

O público-alvo é composto por empresários da microrregião e universitários de cursos relacionados ao tema. O primeiro grupo tem oportunidade de ampliar seu negócio e o segundo de ganhar conhecimento e oferecer mão de obra. Para essa integração de ambientes, o presidente da Adetec, Juliano Munhoz, ressalta o compromisso da instituição. “A Adetec deve fazer com que esse empresário se sinta acolhido junto às entidades e universidades, que podem oferecer apoio tecnológico, de mão de obra e orientação profissional”, declara.

 

Na mesma direção, o gerente da Incubadora de Empresas de Lins, Flávio Anequini, aponta a importância de conectar todos os setores. “A ideia é oferecer ao empresário a possibilidade de desenvolver uma ferramenta útil e saber utilizá-la. Se ele tiver dificuldades, o aluno pode ajudar a desenvolver, além dos consultores que darão suporte gratuito. E isso é o papel da Adetec, integrar a academia e as empresas para desenvolver soluções inovadoras para melhorar resultados dos nossos empresários”, aponta.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »