17 de fevereiro de 2020

Adetec e Locaweb Commerce discutem vinda de escritório da empresa para Lins

Por Cíntia Papile

Reunião ocorreu após aula inaugural do programa P-Tech. A ideia é criar um polo com mais serviços de tecnologia no município

 

Na tarde da última quinta-feira, dia 13, representantes da Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins) e da Locaweb Commerce, que envolve duas marcas, a Tray e a Yapay, discutiram a possibilidade da instalação de um escritório da empresa, localizada em Marília, na sede da Adetec.

 

A presença da empresa na cidade seria parte do programa educacional P-Tech, em parceria com o Centro Paula Souza (por meio da Etec e Fatec), Adetec e Prefeitura de Lins.

 

Antes da reunião, o diretor geral da Locaweb Commerce, Willians Marques, ministrou a aula inaugural do programa na Fatec. A ideia é criar um polo com mais serviços de tecnologia no município. “É uma formação já adequada ao mercado de trabalho e a gente se interessou em fazer parte desse programa para, além de ajudar na formação desses jovens, também ir absorvendo esses profissionais num futuro escritório na Adetec, para que eles tenham também oportunidade de trabalhar na área de T.I. (tecnologia da informação) em Lins”, afirma Willians.

 

Além de promover a oportunidade e espaço, a Adetec tem feito a ponte entre os setores educacional e empresarial para formação qualificada e geração de empregos na cidade. “É um grande avanço trazer a Tray, com sua tecnologia, uma empresa grande no ramo de T.I., para trabalhar aqui. Isso é um ganho para a cidade toda. E a Adetec está fazendo mais uma vez seu papel de trazer informação, tecnologia e empreendedorismo”, declara o presidente da Adetec, Juliano Munhoz Beltani.

 

O que é o P-Tech

 

A falta de mão de obra na área de T.I. foi o que motivou o nascimento do projeto, criado pelo IBM (International Business Machines Corporation), em 2011, nos Estados Unidos. Em 2017, a empresa credenciou países para realização do projeto. Na América Latina, apenas Brasil e Colômbia foram liberados. No Brasil, o Centro Paula Souza foi a instituição credenciada para desenvolver esse projeto.

 

“Eles idealizaram um curso em que a pessoa faz os 3 anos de ensino médio integrado com o técnico e depois faz 2 anos de curso tecnológico, de ensino superior. Em vez de sair formado em 8 ou 9 anos, sai em 5 anos, isso acelera o aprendizado e gera mão de obra mais rápido para as empresas”, explica o diretor da Fatec Lins, Luciano Soares de Souza.

 

Como funciona o P-Tech em Lins

 

Para implantação do programa, é preciso ter o curso técnico – no caso, as Etecs -, e uma Fatec que tenha a mesma linha do curso da Etec. Em Lins, existe o curso de Análise de Sistemas na Etec e Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Fatec. Por meio do P-Tech, o aluno faz o vestibulinho na Etec e depois já ganha ingresso direto para a faculdade. “Ele vai cursar dentro da Fatec, para ir se ambientando com o ensino superior, depois já entra direto para a faculdade, que são 2 anos. Será anual, então em 5 anos teremos 5 turmas, mais ou menos 200 alunos”, aponta o diretor da Fatec.  

 

Esses alunos terão, ainda, treinamentos e palestras com os diretores da Tray, visitarão a empresa em Marília e, no ensino superior, terão oportunidade de estagiar na , com possibilidade de posterior contratação, gerando oportunidades em Lins e região. “A gente viu o potencial de Lins por ter vários cursos na área de tecnologia e pela abertura que tivemos. Temos mais 4 encontros dos profissionais da Tray com os alunos desse primeiro ano do P-Tech e depois discutiremos melhor com a Adetec as possibilidades de abrir o nosso centro em Lins para começarmos a aproveitar essa mão de obra que a gente está ajudando a formar”, esclarece Willians.

 

Estiveram presentes (foto D/E): Anderson Honorato – Head de Engenharia da Tray; Ana Carolina Reis – Gerente de Governança Corporativa da Tray; Willians Marques – Diretor da Locaweb Commerce; Daniele Pereira – Gerente de RH da Tray; Janaína Fogaça – Analista de RH da Tray; Adriano Bezerra - Coordenador do Curso de Sistemas para Internet da Fatec Lins; Rafael Takashi – Head de Engenharia da Yapay; Luciano Soares de Souza  - Diretor da Fatec Lins; Valter Dal Bello – Gerente de Inovação da Adetec; Juliano Munhoz Beltani – Presidente da Adetec; Flávio Anequini – Gerente da Incubadora de Empresas Lins; Fabio Lucio Meira – Professor da Fatec Lins, Agente Regional pela Assessoria de Inovação Inova CPS e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Adetec.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »