O que é o APL da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins?
O objetivo principal é levar ciência e tecnologia ao campo para melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores rurais e fortalecer o setor, que é uma forte vocação do município e microrregião.
O APL elimina a competição local para dar lugar a uma cooperação que resulta em maior competitividade com outras regiões. Com essa união entre produtores e empreendedores rurais e fortalecimento do setor com desenvolvimento de melhores práticas, a região se torna mais produtiva e competitiva com geração de novos empregos, retenção de talentos, atração de investimentos e outros benefícios.
Histórico
O Arranjo Produtivo Local (APL) da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins é gerenciado pela Adetec, com uma governança formada por membros de diversas entidades e poder público de Lins e municípios da microrregião.
Após realizar um estudo vocacional do município, a Adetec submeteu o projeto do APL ao governo do Estado de São Paulo e conseguiu o credenciamento para integrar a Rede Paulista de APLs em 2020.
Por ter esse reconhecimento, o APL de Lins está apto a alcançar diversos benefícios. A maior vantagem é poder receber recursos financeiros do Estado para subsidiar projetos na região. Capacitação e treinamentos para produtores rurais, conexão empresas-universidade e geração de emprego são outros benefícios. Isso porque, a partir do credenciamento, Lins passou a integrar essa Rede e ter acesso às políticas destinadas ao fortalecimento dos APLs, com qualificação de mão de obra, participação nos editais de fomento, acesso a linhas de crédito específicas e participação nos editais e demais projetos da Rede Paulista de APLs.
Em 2021, foi realizada a cerimônia de inauguração com a presença de mais de 70 pessoas. E, logo que foi lançado, o APL de Lins se tornou referência para outros APLs ainda em desenvolvimento, pela estruturação da governança e planejamento de ações.
Algumas ações realizadas pelo APL de Lins
- Os Dias de Campo com palestras técnicas e atividades práticas têm alcançado bons resultados, reunindo entre 80 e 100 produtores rurais a cada edição. Cidades como Lins, Promissão, Guaiçara e Sabino já receberam o evento.
- Diversas capacitações técnicas e empreendedoras já foram realizadas, com forte presença do público.
- Desenvolvimento de pesquisas com parceria universidades-empresas, como a pesquisa de campo para identificar a melhor variedade de cebola e os materiais de adubo mais adequados para o plantio na região.
- Projetos de impacto social, como o Perfeito Imperfeito que objetiva apoiar os produtores rurais com a venda de produtos que são rejeitados pelo mercado pela não conformidade com os padrões estabelecidos, mas que ainda são de qualidade; evitar o desperdício de alimentos; e oportunizar que a população de baixa renda adquira produtos saudáveis por valores acessíveis.
- Participação em eventos de alcance estadual, gerando visibilidade e protagonismo para Lins.
- E ações como criação de canal de comunicação, com informações relevantes, atualizações climáticas, entre outras.
.jpg)
