- O Centro de Inovação Tecnológica de Lins (CIT) foi credenciado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec) pelo Governo do Estado de São Paulo, com a Adetec como entidade gestora.
- Lins é a 10ª cidade do estado a ter um CIT credenciado e a 1ª com menos de 100 mil habitantes a alcançar o feito.
O que é o Centro de Inovação Tecnológica?
CIT é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas, por meio do avanço tecnológico, de acordo com as condições e necessidades locais.
O Centro de Inovação Tecnológica de Lins é um dos pilares do Núcleo do Polo Tecnológico da cidade, composto também pela Incubadora de Empresas, pelo Centro de Formação Profissional do Senai, e pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Agricultura Familiar e Agropecuária, que também foi credenciado no governo do Estado. Todos esses programas são gerenciados pela Adetec.
Após muitos anos de atuação em prol do desenvolvimento econômico de toda a região, com criação de programas e projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação, a Adetec começou a solidificar o caminho para o credenciamento do CIT em 2019, quando fez um levantamento de dados com as universidades, dos laboratórios que existem na cidade e de todas as tecnologias que, de alguma forma, estavam dispersas por Lins e teriam que ser centralizadas no Polo Tecnológico.
Em um estudo vocacional, que reuniu diversos setores da sociedade, a educação despontou em primeiro lugar e a tecnologia da informação em segundo, junto à automatização industrial. A partir disso, foram criados dois núcleos de estudos avançados, um de inovações em educação e outro de inovações tecnológicas, que foram agregados ao CIT.
Benefícios de ter um CIT credenciado no governo do Estado
A conquista do credenciamento do CIT coloca Lins no “mapa” do desenvolvimento e da inovação do estado. A região se torna destaque e atrai olhares e investimentos. Os centros credenciados se reúnem periodicamente, o que abre portas para troca de informações e networking entre regiões.
O credenciamento oferta também a possibilidade de receber recursos estaduais, participar de políticas públicas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Estadual, inclusive para apoio financeiro na aquisição de equipamentos, estudos e obras. Além disso, há mentorias e treinamentos para melhor aproveitamento da atuação do CIT.
O CIT é um incentivo a empreendedores e pesquisadores da região, já que ter uma empresa ou projeto ligado a um centro credenciado oportuniza ao empreendedor ter acesso a pesquisas de inovação do estado, além de ter acesso a linhas de crédito e apoio institucional.
Entre os objetivos específicos do CIT, podemos destacar:
- Aproximar as universidades das empresas privadas, facilitando as relações entre quem precisa de soluções, o mercado, e quem tem capacidade para gerá-las;
- Criar ambiente com alta tolerância às inovações que tragam vantagens competitivas para as empresas, com ênfase em ciência e tecnologia;
- Trabalhar na renovação da mentalidade empresarial, implantando iniciativas que atraiam jovens de uma forma geral para um ecossistema sustentável de empreendedorismo e inovação e que envolvam empresários tradicionais com novas tecnologias e novas abordagens de mercado.
- Induzir a vocação regional para setores de desenvolvimento de tecnologia.