20 de julho de 2020

De ações sociais a eventos com abrangência nacional, Adetec se adapta e inova em 100 dias de pandemia

Por Cíntia Papile

A instituição preparou diversas ações para auxiliar os pequenos e médios empresários nessa quarentena

Transformar a crise em oportunidade: essa premissa é bastante conhecida entre empreendedores. Mas, e quando estamos falando em quarentena e fechamento dos prédios físicos? Não à toa empreendedores ficaram aflitos com a pandemia do novo coronavírus, já que precisaram encarar uma crise sem precedentes. E foi desse cenário que a Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico) se adaptou e criou ações para ser a oportunidade dos empreendedores não apenas de Lins, onde é sediada, mas de todo Brasil.

 

Cumprindo com uma de suas missões há quase 20 anos – ser o apoio do pequeno e médio empresário -, a instituição lançou ações sociais de auxílio, produziu e compartilhou conteúdos importantes para o momento e se reformulou para realizar eventos online gratuitos ao público.

 

“Estamos vivenciando um novo cenário que exige novos hábitos e, por isso, precisamos inovar na maneira de empreender, vender e nos relacionar. A Adetec se adaptou para continuar servindo como base e apoio para os empresários e empreendedores nesse momento delicado, não só de Lins e região, mas do país todo, com nossos eventos virtuais”, afirma o presidente da Adetec, Juliano Munhoz Beltani.

 

Consultorias

 

Ação social gera resultados aos empresários

 

A Adetec disponibilizou seu time de especialistas em diversas áreas para prestar consultorias gratuitas de março até maio para os empresários que entraram em contato com a instituição. Foram realizados 28 atendimentos com mais de 25 horas de orientações.

 

O amparo foi personalizado para cada empreendedor, de acordo com o quadro da empresa e as necessidades. O empresário Leandro Barbosa, da Pizzaria Don Pasquale, relata que conseguiu reverter os impactos da pandemia com as consultorias nas áreas de marketing, financeira e administrativa da Adetec. “Ao começar a pandemia, fui obrigado a fechar o salão, consequentemente perdi 50% das minhas receitas. Mas, implantando algumas das sugestões financeiras e de marketing digital indicadas pela Adetec, consegui fazer toda a conversão dos meus clientes e hoje vendo as mesmas quantidades de pizzas que vendia antes da pandemia somente no delivery”, declara.

 

O apoio foi considerado produtivo também para a empresária Maria Carolina Pazini, da Agrofértil, que decidiu estender essa jornada conjunta, tornando-se associada Adetec. “Quando iniciou a pandemia, nós tivemos a oportunidade de iniciar com a consultoria gratuita da Adetec e, com a surpreendente qualidade do trabalho por um valor acessível, decidimos continuar e nos tornar associados. Hoje fazemos parte da Adetec e estamos muito felizes pelos resultados que estamos obtendo, a equipe é como parte do nosso time, tomamos decisões em conjunto e estamos unidos pelo bem da empresa e do nosso setor”, afirma.

 

Considerando também empresas associadas e incubadas, além daquelas que estão em desenvolvimento pelo programa Hotel de Projetos, a Adetec prestou 115 horas de consultorias nas áreas de finanças, mercado e marketing, jurídica, contábil, negócios e inovação. As ações dos 100 dias de pandemia também renderam 4 novas parcerias, agora a Adetec conta com 24 empresas apoiadas.

 

Ações de comunicação

 

Mais visibilidade e cooperação

 

Outra ação promovida pela Adetec foi a abertura de suas redes sociais para pequenas empresas divulgarem seus produtos e serviços, proporcionando mais alcance e visibilidade do público. Foram 40 empresas divulgadas.

 

Eventos online com muita troca de experiências

 

A distância e o isolamento não foram impeditivos para a Adetec continuar levando conhecimento e networking para as pessoas, pelo contrário, as fronteiras físicas foram derrubadas e os eventos online alcançaram o país todo, com participantes de outros estados, como Ceará e Paraná, por exemplo.

 

Foram realizadas duas lives e uma palestra, com temas de vendas online, comunicação, modelagem de negócios e inteligência emocional, além de uma parceria com Sebrae no Programa Enfrentar, durante uma semana inteira de curso para empreendedores.

 

Conhecimento compartilhado

 

Em um momento de incertezas, a informação se torna suporte necessário. A Adetec produziu 84 materiais, entre textos e vídeos, para orientar empresários sobre diversos aspectos específicos da pandemia, como assuntos jurídicos, de gestão, comunicação e vendas.

 

Adetec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que existe desde fevereiro de 2001, e que nasceu para apoiar iniciativas no domínio das políticas públicas na cidade de Lins (SP) e região. Ela é uma associação formada por empresas privadas, centros universitários e entidades do poder público, que trabalham com o objetivo principal de executar atividades relacionadas a desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

 

Crescimento

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »