29 de novembro de 2021

Adetec promove Fórum de Empregabilidade para Lins e região

Por Cíntia Papile

Empresas, instituições de ensino e poder público participaram do evento online que debateu como impulsionar a empregabilidade na região

Se, de um lado, ouve-se que faltam empregos e, de outro, que não há mão de obra qualificada, mesmo na cidade das escolas, em que há oferta significativa de cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes, onde estaria o problema?  É justamente este o propósito do Fórum de Empregabilidade promovido de forma online pela Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins) no último dia 26: alinhar as demandas das empresas com as ofertas das instituições de ensino para criar soluções eficazes que incentivem a empregabilidade em Lins e região.

 

Conexão entre setores

Ouvir as demandas da sociedade e conectar os lados envolvidos é uma das missões da Adetec para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “A partir de uma conversa com empresários da cidade, com a Prefeitura e a Adetec, foram identificadas algumas demandas e necessidades, sobretudo da mão de obra especializada. Nós trouxemos isso para a reunião de diretoria da Adetec e todos abraçaram a causa. Nessa retomada da economia pós-pandemia, temos que, obrigatoriamente, passar pela questão da empregabilidade”, afirma o presidente da Adetec, Cássio Bauléo.

Com a ideia de organizar o Fórum, a Adetec fez uma reunião prévia com as instituições de ensino para formatar o evento. Na etapa seguinte, as instituições indicaram empresas de Lins e região que são as maiores empregadoras de seus alunos. A Adetec enviou, então, um convite para essas empresas e indústrias, junto de um formulário para coletar informações a respeito de suas necessidades de contratação.

 

Discussão das demandas e dados

Durante o evento, que contou com a presença de cerca de 35 pessoas, o diretor da Adetec Breno Ortega expôs as informações repassadas pelas empresas e os dados das instituições de ensino. As maiores dificuldades de contratação são a falta de mão de obra especializada e com formação necessária, conforme indicam 75% das empresas que responderam ao questionário. As demandas por formação são, principalmente, por ensino profissionalizante e técnico, depois estão, em ordem de necessidade, ensino superior, certificação e pós-graduação lato sensu. Por outro lado, dados do e-Mec apontam que Lins conta com 48 cursos de graduação presenciais, sendo 37 bacharelados, 2 licenciaturas e 9 de tecnologia. Há, ainda, 15 cursos profissionalizantes e 15 técnicos. Os cursos de pós-graduação somam mais de 100.

Depois da apresentação, representantes do RH de algumas empresas que participaram do evento fizeram uso da palavra para expor suas demandas e dificuldades encontradas nos processos de contratação, como da JBS, Laboratório Sodré, D7 Merchandising, Unimed Lins e New Drop.

Ao final do evento, houve um momento para perguntas e discussão das questões levantadas. O secretário de desenvolvimento e planejamento estratégico de Lins, Juliano Munhoz Beltani, avalia a importância dessa iniciativa e indica que a Prefeitura tem planos de promover um programa para suprir essa necessidade e reforça a importância das parcerias. “Quando a gente consegue unir forças, com poder público, instituições de ensino, Adetec e empresas, podemos concretizar os nossos sonhos. Nós temos essa condição de minimizar esse problema, a gente só precisa se unir e organizar para que no próximo ano grandes projetos possam sair”, declara.

 

A missão continua

Essa primeira etapa do Fórum foi dedicada para as empresas exporem suas demandas e as instituições de ensino apenas ouvirem, com alguns debates e insights sobre o assunto que devem ser amadurecidos para uma próxima etapa.

“O fórum atingiu o seu principal objetivo, que era aproximar o RH dos maiores empregadores com as instituições de ensino da microrregião. O encontro permitiu que as instituições de ensino pudessem ouvir as dificuldades de recrutamento das empresas, ao mesmo tempo em que os RHs puderam conhecer um pouco mais sobre as possibilidades com as instituições de ensino.  Os resultados práticos serão concretizados em uma próxima rodada de discussões com as instituições de ensino que será promovida pela Adetec”, declara o diretor Breno.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »