22 de dezembro de 2022

Última reunião do ano do APL de Lins e região faz balanço de atividades de 2022 e planejamento de 2023

Por Cíntia Papile

Capacitações técnicas e de gestão, representação em eventos estaduais, orientações profissionais, pesquisas e outras ações marcaram o ano

No dia 16 deste mês, foi realizada a última reunião do ano da governança do Arranjo Produtivo Local (APL) da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e região. Durante o encontro, realizado de forma online, foi exposto um resumo e balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2022, com as perspectivas e previsões para 2023.

Das atividades, ações e eventos realizados, destacam-se: a certificação do APL em razão do recredenciamento no governo do estado de São Paulo; a Oficina de Planejamento de Atividades (OPA), que definiu as atividades, prazos, recursos, mão de obra e outros detalhes de cada etapa; participações de representantes da governança em eventos estaduais apresentando o APL de Lins, como o Fórum de Arranjos Produtivos Locais de São Paulo, o Encontro Estadual de Agronegócios e o Agrifutura; as capacitações em gestão como o Agro Sempre as Terças Agro; a participação dos produtores rurais em eventos técnicos como Agrishow e Hortitec; o experimento das novas tecnologias da Jacto com os produtores rurais; as visitas técnicas para os produtores; o curso de batata orgânica e as pesquisas de plantio de culturas específicas; visitas técnicas e orientações do engenheiro agrônomo contratado pelo APL; visitas do ALI Rural, com capacitação em gestão e inovação; criação de grupo de comunicação com os produtores; elaboração e envio de calendários de eventos do APL e dos boletins climáticos aos produtores; e eventos como os Dias de Campo, com palestras e networking.

Em relação aos Dias de Campo, foram realizados 4 nas cidades de: Lins, Promissão, Guaiçara e Sabino. Ao todo, foram 16 palestras e 2 apresentações das tecnologias e inovação da Jacto e 1 atividade prática (observação de pragas e doenças e compactação e vida no solo), somando 32 horas de capacitação técnica, com cerca de 350 participantes.

 

Confira depoimentos de produtores do APL que participaram dos Dias de Campo:

 

Manoelita da Silva Pereira, produtora de leite em Promissão.

“Pra gente, está sendo um aprendizado muito grande, porque somos carentes de várias motivações e ensinamentos. Hoje, sabemos a melhorar a qualidade do leite para agregar valor e a pastagem, a comida, as matérias que são suficiente e eficiente para o gado, para ter uma produção boa. Estamos aprendendo a mexer com a pastagem, a fazer um alimento melhor para a vaca com um custo menor, porque hoje a selagem de milho está bem cara, então estamos aprendendo a criar gado com manejo da pastagem irrigável e isso está sendo bem interessante. Aprendi a bater a ração a 20%. Já notamos diferença. O nosso leite hoje subiu de 40 litros para 60 a 62 litros. Ajudou muito. Era uma coisa que a gente não sabia e hoje sabemos”.

 

José Garcia Ramos, produtor de leite em Promissão

“Estou tendo um resultado excelente. A gente tirava leite sem ter irrigação, sem nada. Hoje não fazemos mais silagem, no tempo da seca plantar [trecho inaudível]... Curso de pastagem foi muito bom. As vacas que tenho hoje estão na média de 30 a 40 litros de leite, antes era de 10 ou 15 litros”.

 

João Lucas Goes, produtor de pimentões de Promissão

“Excelente evento, principalmente a abordagem dos temas, que estão relacionados um ao outro, foi muito interessante. O preparo dos quatro palestrantes é excelente, dominam os temas e têm ótima didática. E isso nos ajuda na prática, eles trazem a literatura mastigada pra gente, então é fácil para colocar em campo”.

 

José Mauro Gaiotto, produtor de hortaliças de Guaimbê

“A Jacto trouxe equipamentos que eu não conhecia, isso é a inovação que está vindo. Você conhece a planta na roça, mas o que a indústria está produzindo é neste tipo de evento que você passa a conhecer. E aqui foi melhor do que nas feiras em grandes cidades, porque além de estar perto e ser mais fácil pra nós, conseguimos conhecer mais afundo, com tempo e explicação deles”.

 

Para 2023, mais atividades

Entre as ações previstas para o próximo ano, estão: mais Dias de Campo, assistência técnica e extensão rural, parcerias para fomentar pesquisas, rever e dar sequência ao planejamento estratégico, projeto agricultura de precisão focada na correção do solo, entre outras.

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »